Page 5 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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APRESENTAÇÃO


          As Diretrizes para Produção Textual, em sua primeira edição, tiveram por finalidade “Subsidiar
          as práticas de produção textual por um alinhamento metodológico” (SOARES, 2018, p. 4).
          Não obstante as reflexões oriundas dessa primeira leitura já terem recebido, ao longo do tempo,
          as ricas contribuições dos pares que executaram os direcionamentos pretendidos – adequan-
          do os processos, cada qual ao seu contexto –, novos olhares foram necessários para efetivar a
          atualização do caminho traçado para o que se intenta enquanto continuidade das orientações
          iniciais, respeitando a fundamentação do Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), em
          consonância com as prerrogativas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017)
          e com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (UMBRASIL, 2021).
          De 2018 a 2024, seis anos se passaram e muitas transformações ocorreram no mundo. Vivemos
          a necessidade escritora em um contexto digital desde a pandemia e um retorno ao impresso
          com os avanços das nossas plataformas de ensino, o que resulta em uma releitura de processos
          e de procedimentos. Contudo, antes que se apresentem esses novos olhares, a partir dos quais
          resultaram a composição da 2ª edição das Diretrizes para Produção Textual, importa lembrar
          as várias conquistas da 1ª edição, decorrentes dos sujeitos, docentes, coordenadores, diretores,
          entre outros envolvidos nesse espaçotempo.
          Com o lançamento da 1ª edição das Diretrizes para Produção Textual, presenciou-se a imple-
          mentação do Núcleo de Correção de Redações e do Caderno de Produção Textual nas unidades
          privadas, no período de 2019 a 2021. Ao fim desse triênio, o Caderno de Produção Textual já
          era utilizado na maioria das aulas, em 80% das Escolas e dos Colégios Maristas, e o Núcleo de
          Correção de Redações já era uma realidade em 82% das unidades, sendo 17% ainda em imple-
          mentação . Essas ações resultaram em duas estratégias de alinhamento: direcionamento
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          de equipe especializada para apoiar os professores regentes nas correções e um instrumento de
          layout único para a composição das redações pelos estudantes.
          Findada a primeira remessa do Caderno de Produção Textual, os ecos da primeira versão
          permitiram uma reformulação. Além disso, pensando no processo de formação continuada,
          por meio do Núcleo de Educação a Distância do Marista Centro-Norte, um curso foi planejado,
          a fim de se ampliar o contato e as reflexões acerca das Diretrizes e da nova versão do Caderno
          de Produção Textual. Então, de 2022 a 2023, essas duas novas estratégias foram executadas,
          logrando êxito ao que se pretendeu por aperfeiçoamento de todos os participantes, e as
          primeiras remessas do Caderno de Produção Textual (versão unificada) foram encaminhadas
          para as escolas privadas.
          Em 2024, por ocasião da publicação da 2ª edição das Diretrizes para Produção Textual, ocorreu
          a implementação do Caderno de Produção Textual nas unidades sociais. Em fevereiro deste
          ano, realizamos uma formação virtual para detalhar a utilização do caderno, na metodologia
          Marista. Esse evento serviu como preparação para a live de apresentação desta 2ª edição


          1   Fonte:  Consulta virtual “Panorama de Produção Textual no Marista Centro-Norte”, realizada de 7 de maio a 7 de junho de 2021.



                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  5
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