Page 6 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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das Diretrizes para Produção Textual, em março de 2024, de modo a reafirmar a necessidade
          de alinhamento de discurso e práticas, por meio de matrizes, diretrizes e orientações que
          cumpram com o disposto na BNCC com relação às habilidades e às competências por
          nível escolar.
          Diante desse conjunto de esforços e dos investimentos realizados em rede, em prol da produção
          textual, celebramos, nesses 6 anos de caminhada, importantes avanços no desempenho dos
          estudantes em relação à competência escritora. Destacam-se os resultados do Enem 2023
          – avaliação em escala nacional que ocorre ao fim da Educação Básica –, em que o Marista
          Centro-Norte comemora mais de 390 redações com notas acima de 900 pontos, o que
          representa cerca de 20% dos concluintes da 3ª série do Ensino Médio. Acreditamos que esse
          resultado é reflexo da dedicação e da seriedade de toda a comunidade escolar em nossas
          30 unidades socioeducacionais.
          Esta 2ª edição das Diretrizes para Produção Textual visa aprofundar o primeiro desenho de
          alinhamento das práticas em redação ao apresentar maior detalhamento e mais insumos para
          a qualificação do processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes. No capítulo
          1, contextualizamos a produção textual com base nos documentos oficiais e em políticas
          públicas. O capítulo 2 resgata as noções teóricas básicas para o manejo e o ensino de produção
          textual, configurando-se como um alicerce para o entendimento do capítulo 3, no qual
          contribuímos com o aspecto prático da produção textual na escola, por meio da sequência
          didática, passo a passo para a elaboração da proposta, metodologia, critérios e estratégias
          de correção e avaliação. Finalmente, no capítulo 4, estabelecemos as orientações para o
          funcionamento do Núcleo de Correção de Redações.
          Agradecemos a todos os professores, corretores, coordenadores e equipes gestoras das nossas
          unidades que colaboraram ao longo desses anos com sugestões e ressalvas, participando
          ativamente da construção dessa obra e agregando saberes e experiências inestimáveis.
          Desejamos que este documento ilumine nossa caminhada e inspire nossas práticas, escrevendo,
          a muitas mãos, mais um capítulo do sonho de Champagnat!























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