Page 15 - Guia Novo Ensino Medio
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Componente curricular: Processos Formativos
          Compreendendo a necessidade de construção da autonomia de nossos estudantes em concor-
          dância com as premissas do Novo Ensino Médio, apresentamos o novo componente curricular
          Processos Formativos para o ano letivo de 2023. O contexto em que essa oferta surge reitera o
          nosso compromisso em proporcionar aos estudantes maristas uma vivência reflexiva de suas
          dimensões cognitiva, social e para a formação integral e, assim, aprimorar o seu olhar cidadão,
          auxiliando-os nos processos de tomada de decisão que enfrentarão em suas vidas.
          A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018, p. 466) propõe ações para uma escola que
          acolhe as juventudes:
                      [...] prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas potencialidades e
                      vocações, identifiquem perspectivas e possibilidades, construam aspirações e
                      metas de formação e inserção profissional presentes e/ou futuras, e desen-
                      volvam uma postura empreendedora, ética e responsável para transitar no
                      mundo do trabalho e na sociedade em geral.
          Leão et al. (2011), corroboram com a BNCC (2018) ao discorrem que a vivência escolar promove,
          no estudante, o exercício de sua inserção social, sendo esse um período crucial para o desenvol-
          vimento de suas potencialidades e do seu projeto de vida. Dessa forma, os autores remontam à
          necessária disponibilização de espaços, tempos e relações que possibilitem a experimentação
          para agregar valor nesse momento repleto de descobertas, emoções, ambivalências e conflitos
          vividos pelos jovens.
          Reiteramos que o componente curricular Processos Formativos deve refletir os contextos nos
          quais os estudantes estão inseridos, valorizando a cultura local e o desenvolvimento regional na
          promoção das atividades educacionais. Assim, a proposta prevê ações pedagógicas que devem:
          •   considerar a situação local na promoção e estruturação do componente curricular;
          •   alinhar expectativas relativas às escolhas profissionais e à vocação dos estudantes;
          •   promover o autoconhecimento e a metacognição a partir da compreensão e do estudo do
             desempenho estudantil obtido em nossas plataformas educacionais;
          •   estudar editais e matrizes de referência a fim de compor um arcabouço de dados para dina-
             mizar e potencializar a aprendizagem;
          •   organizar técnicas de estudo que apoiem as múltiplas inteligências, as habilidades pessoais e
             o contexto sociocultural dos estudantes;
          •   dialogar e planejar ações que auxiliem a superação de dificuldades e conflitos que se
             apresentem aos jovens maristas.
          Orientamos a leitura do “Anexo A” deste material para a implementação dos projetos oriun-
          dos desse componente curricular com vistas a garantir aos nossos estudantes a articulação
          necessária para colocar em prática seus projetos de vida e, assim, formar cidadãos virtuosos e
          conscientes de suas potencialidades.







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