Page 14 - Guia Novo Ensino Medio
P. 14

É importante salientar que, mesmo com a presença de componentes curriculares de projeto
          de vida na malha curricular, entendemos que o desenvolvimento do projeto de vida de nossos
          estudantes acontece em diferentes espaçotempos de aprendizagem e tem como reflexo as
          interrelações vivenciadas nos diversos componentes curriculares e projetos desenvolvidos em
          nossas unidades.


             Lei 13.415/2017
             Art. 36 ....
             § 3º A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integra-
             do, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum
             Curricular - BNCC e dos itinerários formativos, considerando os incisos I a V do caput.


          Componente curricular: Interioridade e Projeto de Vida
          O Marista Centro-Norte considera a organização do projeto de vida, na perspectiva marista, as
          habilidades socioemocionais e as propostas pedagógicas para o desenvolvimento do trabalho
          socioemocional como elementos essenciais da nova proposta de Ensino Médio. Nesse cenário,
          o componente Interioridade e Projeto de vida passa a compor o currículo marista a partir do 6°
          ano, reforçando nosso compromisso com a formação integral dos estudantes e amadurecimen-
          to das escolhas que farão no Ensino Médio desde os Anos Finais do Ensino Fundamental.
          Em atenção às políticas para o Ensino Médio, a UMBRASIL destaca, no documento Ensino Médio
          do Brasil Marista: Perspectivas e possibilidades de arranjos curriculares (2020), a pertinência e a
          atualização da formação dos nossos estudantes em perspectiva ampliada, de forma a garantir
          a extensão do conceito de competência para o maior número possível de dimensões da vida
          humana. Nesse sentido, o projeto de vida, por meio do componente curricular Interioridade
          e projeto de vida, envolve o estudante em uma formação que se desdobra para a essência, o
          espírito e os fundamentos do ser humano e se apresenta concatenada com o desenvolvimento
          integral fundamentado em nossos colégios e escolas sociais.
          A adoção da coleção Em Ti – Projeto Interioridade, da Editora FTD, busca sistematizar as apren-
          dizagens desse componente curricular a partir de vivências diversificadas trazidas nos livros,
          em processo de continuação e aprofundamento das realidades trabalhadas. A coleção é organi-
          zada de forma a intermediar uma maior compreensão intrínseca do estudante; assim, fomenta
          o autoconhecimento, a compreensão do mundo ao seu redor e promove a responsabilidade
          para a tomada de decisão a partir de um compromisso solidário. Dessa forma, torna-se um
          objeto de estudo alinhado com os valores maristas e com a perspectiva de nossas Matrizes
          Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista.










           14  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19