Page 14 - Guia Novo Ensino Medio
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É importante salientar que, mesmo com a presença de componentes curriculares de projeto
de vida na malha curricular, entendemos que o desenvolvimento do projeto de vida de nossos
estudantes acontece em diferentes espaçotempos de aprendizagem e tem como reflexo as
interrelações vivenciadas nos diversos componentes curriculares e projetos desenvolvidos em
nossas unidades.
Lei 13.415/2017
Art. 36 ....
§ 3º A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integra-
do, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum
Curricular - BNCC e dos itinerários formativos, considerando os incisos I a V do caput.
Componente curricular: Interioridade e Projeto de Vida
O Marista Centro-Norte considera a organização do projeto de vida, na perspectiva marista, as
habilidades socioemocionais e as propostas pedagógicas para o desenvolvimento do trabalho
socioemocional como elementos essenciais da nova proposta de Ensino Médio. Nesse cenário,
o componente Interioridade e Projeto de vida passa a compor o currículo marista a partir do 6°
ano, reforçando nosso compromisso com a formação integral dos estudantes e amadurecimen-
to das escolhas que farão no Ensino Médio desde os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Em atenção às políticas para o Ensino Médio, a UMBRASIL destaca, no documento Ensino Médio
do Brasil Marista: Perspectivas e possibilidades de arranjos curriculares (2020), a pertinência e a
atualização da formação dos nossos estudantes em perspectiva ampliada, de forma a garantir
a extensão do conceito de competência para o maior número possível de dimensões da vida
humana. Nesse sentido, o projeto de vida, por meio do componente curricular Interioridade
e projeto de vida, envolve o estudante em uma formação que se desdobra para a essência, o
espírito e os fundamentos do ser humano e se apresenta concatenada com o desenvolvimento
integral fundamentado em nossos colégios e escolas sociais.
A adoção da coleção Em Ti – Projeto Interioridade, da Editora FTD, busca sistematizar as apren-
dizagens desse componente curricular a partir de vivências diversificadas trazidas nos livros,
em processo de continuação e aprofundamento das realidades trabalhadas. A coleção é organi-
zada de forma a intermediar uma maior compreensão intrínseca do estudante; assim, fomenta
o autoconhecimento, a compreensão do mundo ao seu redor e promove a responsabilidade
para a tomada de decisão a partir de um compromisso solidário. Dessa forma, torna-se um
objeto de estudo alinhado com os valores maristas e com a perspectiva de nossas Matrizes
Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista.
14 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte