Page 13 - Guia Novo Ensino Medio
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Formação Geral Básica
O bloco da FGB será o mesmo para todos os estudantes na série em curso, garantindo o desen-
volvimento das habilidades previstas na BNCC e nas Matrizes Marista. FGB e FIC (itinerários
de estudos integrados), em movimento integrado, oportunizam que os estudantes vivenciem
diferentes componentes curriculares valorizando todas as áreas de conhecimento, sem a
necessidade de duplicar processos avaliativos para o mesmo componente.
Lei 13.415/2017
Art. 36 ....
§ 1º A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada
sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser
articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.
§ 2º A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoria-
mente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
§ 3º O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do
ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respec-
tivas línguas maternas.
§ 4º Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa
e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente
o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos
sistemas de ensino.
Formação Interdisciplinar Comum
A Formação Interdisciplinar Comum – FIC ou Itinerário de Estudos Integrados é composta
de unidades curriculares presentes nas áreas de conhecimento, que possuem o objetivo de
complementar e aprofundar as aprendizagens essenciais do FGB. A FIC, assim como a FGB, é
comum a todos os estudantes matriculados e ofertada nas áreas de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A área de
Matemática e suas Tecnologias terá sua carga horária contemplada em sua totalidade na FGB,
em consonância com a flexibilidade prevista na legislação do Novo Ensino Médio.
O projeto de vida também está presente na FIC, organizado em dois componentes curriculares,
Interioridade e Projeto de Vida e Processos Formativos. O componente Interioridade e Projeto de
Vida tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes para
suas escolhas futuras, promovendo contextos para que eles consigam projetar escolhas e os
impactos delas em sua vida após a educação básica. O componente curricular Processos
Formativos, seguindo as premissas do Projeto de Vida, visa promover reflexões acerca da
importância do estudo contínuo, da análise de dados e do impacto das avaliações em larga
escala como meio para alcançar os objetivos almejados por nossos estudantes.
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 13