Page 13 - Guia Novo Ensino Medio
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Formação Geral Básica
          O bloco da FGB será o mesmo para todos os estudantes na série em curso, garantindo o desen-
          volvimento das habilidades previstas na BNCC e nas Matrizes Marista. FGB e FIC (itinerários
          de estudos integrados), em movimento integrado, oportunizam que os estudantes vivenciem
          diferentes componentes curriculares valorizando todas as áreas de conhecimento, sem a
          necessidade de duplicar processos avaliativos para o mesmo componente.


             Lei 13.415/2017
             Art. 36 ....
             § 1º A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada
             sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser
             articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.
             § 2º A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoria-
             mente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
             § 3º O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do
             ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respec-
             tivas línguas maternas.
             § 4º Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa
             e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente
             o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos
             sistemas de ensino.



          Formação Interdisciplinar Comum
          A Formação Interdisciplinar Comum – FIC ou Itinerário de Estudos Integrados é composta
          de unidades curriculares presentes nas áreas de conhecimento, que possuem o objetivo de
          complementar e aprofundar as aprendizagens essenciais do FGB. A FIC, assim como a FGB, é
          comum a todos os estudantes matriculados e ofertada nas áreas de Ciências da Natureza e suas
          Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A área de
          Matemática e suas Tecnologias terá sua carga horária contemplada em sua totalidade na FGB,
          em consonância com a flexibilidade prevista na legislação do Novo Ensino Médio.
          O projeto de vida também está presente na FIC, organizado em dois componentes curriculares,
          Interioridade e Projeto de Vida e Processos Formativos. O componente Interioridade e Projeto de
          Vida tem como finalidade auxiliar no desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes para
          suas escolhas futuras, promovendo contextos para que eles consigam projetar escolhas e os
          impactos delas em sua vida após a educação básica. O componente curricular Processos
          Formativos, seguindo as premissas do Projeto de Vida, visa promover reflexões acerca da
          importância do estudo contínuo, da análise de dados e do impacto das avaliações em larga
          escala como meio para alcançar os objetivos almejados por nossos estudantes.



                          Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte  13
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