Page 8 - Guia Novo Ensino Medio
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“ Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de apren-
dizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação,
nas seguintes áreas do conhecimento:
I - Linguagens e suas tecnologias;
II - Matemática e suas tecnologias;
III - Ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - Ciências humanas e sociais aplicadas.”
Dentre as propostas de mudança, citamos a ampliação da carga horária para 4.200 horas para
os três anos do Ensino Médio; o cumprimento da Formação Geral Básica não superior a 1.800
horas do total da carga horária em todo o segmento; a obrigatoriedade dos componentes
curriculares Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos e a criação de itinerários
formativos, com carga horária de 2.400 horas para cumprimento até o fim da etapa de ensino.
Lei 13.415/2017
§ 5º A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não
poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de
acordo com a definição dos sistemas de ensino.
As mudanças no Ensino Médio não se restringem à organização da estrutura do currículo
e à ampliação de carga horária. Trata-se de uma mudança de paradigma que envolve novas
concepções de ensino e de aprendizagem, as quais privilegiam o desenvolvimento de habilidades
e competências gerais, o cuidado com o projeto de vida e o desenvolvimento socioemocional, o
trabalho e a escolha dos estudantes por itinerários ofertados pelas instituições de ensino ou
por meio de parcerias.
Assim, a BNCC (2018a) estabeleceu como foco o desenvolvimento de competências gerais, que
são definidas como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades
(práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas
da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2018, p. 10).
Em 2020, o Brasil Marista lançou o documento Ensino Médio do Brasil Marista: perspectivas e
possibilidades de arranjos curriculares, no qual são apresentadas as mudanças curriculares para
que cada Província do Brasil Marista organize a estrutura pedagógica considerando a realidade
da região e os marcos legislativos locais. Em linhas gerais, o desenho curricular do Brasil Marista é
dividido em formação geral básica (FGB) e itinerários formativos (IF).
8 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte