Page 8 - Guia Novo Ensino Medio
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“ Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de apren-
             dizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação,
             nas seguintes áreas do conhecimento:
             I - Linguagens e suas tecnologias;
             II - Matemática e suas tecnologias;
             III - Ciências da natureza e suas tecnologias;
             IV - Ciências humanas e sociais aplicadas.”


          Dentre as propostas de mudança, citamos a ampliação da carga horária para 4.200 horas para
          os três anos do Ensino Médio; o cumprimento da Formação Geral Básica não superior a 1.800
          horas do total da carga horária em todo o segmento; a obrigatoriedade dos componentes
          curriculares Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos e a criação de itinerários
          formativos, com carga horária de 2.400 horas para cumprimento até o fim da etapa de ensino.

             Lei 13.415/2017
             § 5º A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não
             poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de
             acordo com a definição dos sistemas de ensino.

          As mudanças no Ensino Médio não se restringem à organização da estrutura do currículo
          e à ampliação de carga horária. Trata-se de uma mudança de paradigma que envolve novas
          concepções de ensino e de aprendizagem, as quais privilegiam o desenvolvimento de habilidades
          e competências gerais, o cuidado com o projeto de vida e o desenvolvimento socioemocional, o
          trabalho e a escolha dos estudantes por itinerários ofertados pelas instituições de ensino ou
          por meio de parcerias.
          Assim, a BNCC (2018a) estabeleceu como foco o desenvolvimento de competências gerais, que
          são definidas como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades
          (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas
          da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2018, p. 10).
          Em 2020, o Brasil Marista lançou o documento Ensino Médio do Brasil Marista: perspectivas e
          possibilidades de arranjos curriculares, no qual são apresentadas as mudanças curriculares para
          que cada Província do Brasil Marista organize a estrutura pedagógica considerando a realidade
          da região e os marcos legislativos locais. Em linhas gerais, o desenho curricular do Brasil Marista é
          dividido em formação geral básica (FGB) e itinerários formativos (IF).








           8   Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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