Page 11 - Guia Novo Ensino Medio
P. 11
2. Organização pedagógica
do segundo ano de implementação
do novo ensino médio
A malha curricular da 1ª série do Ensino Médio, que iniciou o processo de implementação da
nova arquitetura curricular em 2022, traduziu a proposta da oferta dos blocos de Formação
Geral Básica – FGB, dos Itinerários de Formação Interdisciplinar Comum – FIC (Itinerários de
Estudos Integrados) e dos Itinerários de Formação Interdisciplinar Optativa – FIO (Itinerários
Optativos), em componentes curriculares ou unidades curriculares ofertadas aos estudantes
matriculados em nossas unidades socioeducacionais. A implementação da malha vem ocor-
rendo de forma gradativa e seguindo o esquema apresentado no quadro 1.
Quadro 1: Organização da implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
Implementação gradativa do Novo Ensino Médio (2022 – 2024)
ANO 1ª SÉRIE EM 2ª SÉRIE EM 3ª SÉRIE EM
1ª turma Novo Ensino
2022 Currículo em extinção Currículo em extinção
Médio MCN
2ª turma Novo Ensino 1ª turma Novo Ensino
2023 Currículo em extinção
Médio MCN Médio MCN
3ª turma Novo Ensino 2ª turma Novo Ensino 1ª turma Novo Ensino
2024
Médio MCN Médio MCN Médio MCN
O bloco da FGB possui carga horária fixa de 600 horas nos três anos do Ensino Médio.
Os blocos de FIC e FIO têm uma carga horária fixa de 800 horas. Os Itinerários de formação
interdisciplinar comum (estudos integrados) e os Itinerários de formação interdisciplinar
Optativa (itinerários optativos) apresentam carga horária com progressão decrescente entre
essas duas estruturas curriculares. Os Itinerários de Formação Interdisciplinar Comum
apresentam arranjo curricular
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 11