Page 9 - Guia Novo Ensino Medio
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Lei 13.415/2017
Art. 36 . O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curri-
cular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de dife-
rentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade
dos sistemas de ensino, a saber:
I - linguagens e suas tecnologias;
II - matemática e suas tecnologias;
III - ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - ciências humanas e sociais aplicadas;
V - formação técnica e profissional.
A FGB é restrita a até 1.800 horas e será desenvolvida anualmente com 600 horas na proposta
do Brasil Marista, com as quatro áreas de conhecimento, conforme previsto em lei. Os Itine-
rários, que devem ser de 2.400 horas no total do Ensino Médio, são organizados, na proposta
Marista, em dois blocos:
1. formação interdisciplinar comum (FIC), para o aprofundamento das aprendizagens
essenciais divididas em unidades temáticas para participação de todos os estudantes;
2. formação interdisciplinar optativa (FIO), com possibilidade de escolha dos estudantes.
A legislação flexibiliza parte da carga horária do Ensino Médio para o modelo híbrido ou à
distância, podendo ser desenvolvidas tanto na FGB quanto nos Itinerários Formativos, entre-
tanto, sugere-se essa flexibilização preferencialmente na carga optativa do estudante.
No Marista Centro-Norte, a flexibilização se dá dentro dos Itinerários de Formação Interdis-
ciplinar Optativa (FIO), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul (PUCRS), na oferta de unidades curriculares eletivas em diversas áreas do conhecimento.
No processo contínuo (figura 1) de pensar e repensar estratégias de ensino desenvolvidas a
partir da legislação e que promovam a educação marista, foi lançada, em 2022, a 4ª versão das
Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, que apresentam os desdobramentos
legais do Novo Ensino Médio e da BNCC. Essa matriz, coerente com o contexto educacional atu-
al, contempla as habilidades e competências da FIC e FGB fundamentais ao trabalho docente.
Esse foi um grande ganho para as unidades maristas por permitir o trabalho pedagógico respei-
tando a legislação e mantendo as características da missão marista.
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 9