Page 5 - Guia Novo Ensino Medio
P. 5

Apresentação


          Este é o segundo ano de implantação do novo projeto do Ensino Médio do Marista Centro-Norte.
          Em 2022, vivenciamos o primeiro ano das novas experiências no Ensino Médio, reconhecendo
          aspectos de inovação, ousadia, integração da rede de escolas e novos desafios pedagógicos.
          Todas as equipes gestoras, técnicas e docentes vivem esse novo projeto com engajamento,
          desejo de tornar a experiência dos nossos estudantes em momentos significativos a partir do
          processo de autonomia, protagonismo e escolha de Itinerários por área de conhecimento.
          Vivemos as novas premissas e os projetos estratégicos para garantir a qualidade da educação
          em todas as nossas unidades e segmentos de atuação. Com o segundo ano desse trabalho em
          rede, temos mais sinergia da ação em prol do Novo Ensino Médio e buscamos diferentes ofertas
          e arranjos curriculares (presenciais e on-line).
          O Ensino Médio brasileiro segue passando por uma série de transformações que alteram a
          estrutura desse segmento, com o objetivo de valorizar o diálogo com o projeto de vida dos
          estudantes por meio da flexibilização do currículo e das novas formas de organização
          curricular. Essas alterações são estruturadas com base na Lei n.º 13.415/2017, que instituiu a
          reforma do Ensino Médio e alterou a LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
          Médio (DCNEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Vivemos, também, a expectativa
          de normativas nacionais e estaduais mais precisas sobre diversos aspectos ainda em aberto:
          normativas de aproveitamento de estudo; processos de validação de documentos e vivências;
          compatibilidade de carga horária por diferentes blocos curriculares; mudanças na forma de
          gestão pedagógica a partir da nova oferta on-line (síncronas e assíncronas); aspectos de
          parcerias e fluxo de uso de novas tecnologias.
          Em 2023, inicia-se o segundo ano do processo de implementação gradativa do Novo Ensino
          Médio no Marista Centro-Norte, que prevê a ampliação da carga horária para 1.400 horas
          anuais e uma nova arquitetura curricular para a 2ª série. Relembramos que a nossa arquitetura
          curricular do Novo Ensino Médio prevê dois grandes blocos interdependentes: a Formação
          Geral Básica - FGB, que apresenta as aprendizagens essenciais para os estudantes nessa etapa
          de ensino, e os Itinerários Formativos, subdivididos em Itinerários de Formação Interdisciplinar
          Comum - FIC (Itinerários de Estudos Integrados) e Itinerários de Formação Interdisciplinar
          Optativa - FIO (Itinerários Optativos), blocos optativos nos quais o estudante tem a oportuni-
          dade de aprofundar nas áreas do conhecimento que mais dialogam com o seu projeto de vida.
          Nesta 3ª edição do Guia do Novo Ensino Médio do Marista Centro-Norte, serão abordados os prin-
          cipais aspectos práticos da nova estrutura, a continuidade das medidas operacionais a serem
          adotadas para garantir o funcionamento e a oferta do Novo Ensino Médio em nossas escolas.
          Mantemos um breve histórico da reforma e seus desdobramentos no Brasil Marista e trata-
          remos da arquitetura curricular a ser adotada. Na sequência, apresentaremos a nova Malha
          Curricular proposta para os colégios e as escolas e o material didático de referência para o Novo
          Ensino Médio, além de sugestões de organização curricular, com os ajustes julgados pertinentes
          após o primeiro ano de implantação e escuta ativa dos nossos educadores e estudantes de todas
          as escolas participantes desse novo sonho.




                          Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte  5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10