Page 5 - Guia Novo Ensino Medio
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Apresentação
Este é o segundo ano de implantação do novo projeto do Ensino Médio do Marista Centro-Norte.
Em 2022, vivenciamos o primeiro ano das novas experiências no Ensino Médio, reconhecendo
aspectos de inovação, ousadia, integração da rede de escolas e novos desafios pedagógicos.
Todas as equipes gestoras, técnicas e docentes vivem esse novo projeto com engajamento,
desejo de tornar a experiência dos nossos estudantes em momentos significativos a partir do
processo de autonomia, protagonismo e escolha de Itinerários por área de conhecimento.
Vivemos as novas premissas e os projetos estratégicos para garantir a qualidade da educação
em todas as nossas unidades e segmentos de atuação. Com o segundo ano desse trabalho em
rede, temos mais sinergia da ação em prol do Novo Ensino Médio e buscamos diferentes ofertas
e arranjos curriculares (presenciais e on-line).
O Ensino Médio brasileiro segue passando por uma série de transformações que alteram a
estrutura desse segmento, com o objetivo de valorizar o diálogo com o projeto de vida dos
estudantes por meio da flexibilização do currículo e das novas formas de organização
curricular. Essas alterações são estruturadas com base na Lei n.º 13.415/2017, que instituiu a
reforma do Ensino Médio e alterou a LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio (DCNEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Vivemos, também, a expectativa
de normativas nacionais e estaduais mais precisas sobre diversos aspectos ainda em aberto:
normativas de aproveitamento de estudo; processos de validação de documentos e vivências;
compatibilidade de carga horária por diferentes blocos curriculares; mudanças na forma de
gestão pedagógica a partir da nova oferta on-line (síncronas e assíncronas); aspectos de
parcerias e fluxo de uso de novas tecnologias.
Em 2023, inicia-se o segundo ano do processo de implementação gradativa do Novo Ensino
Médio no Marista Centro-Norte, que prevê a ampliação da carga horária para 1.400 horas
anuais e uma nova arquitetura curricular para a 2ª série. Relembramos que a nossa arquitetura
curricular do Novo Ensino Médio prevê dois grandes blocos interdependentes: a Formação
Geral Básica - FGB, que apresenta as aprendizagens essenciais para os estudantes nessa etapa
de ensino, e os Itinerários Formativos, subdivididos em Itinerários de Formação Interdisciplinar
Comum - FIC (Itinerários de Estudos Integrados) e Itinerários de Formação Interdisciplinar
Optativa - FIO (Itinerários Optativos), blocos optativos nos quais o estudante tem a oportuni-
dade de aprofundar nas áreas do conhecimento que mais dialogam com o seu projeto de vida.
Nesta 3ª edição do Guia do Novo Ensino Médio do Marista Centro-Norte, serão abordados os prin-
cipais aspectos práticos da nova estrutura, a continuidade das medidas operacionais a serem
adotadas para garantir o funcionamento e a oferta do Novo Ensino Médio em nossas escolas.
Mantemos um breve histórico da reforma e seus desdobramentos no Brasil Marista e trata-
remos da arquitetura curricular a ser adotada. Na sequência, apresentaremos a nova Malha
Curricular proposta para os colégios e as escolas e o material didático de referência para o Novo
Ensino Médio, além de sugestões de organização curricular, com os ajustes julgados pertinentes
após o primeiro ano de implantação e escuta ativa dos nossos educadores e estudantes de todas
as escolas participantes desse novo sonho.
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 5