Page 7 - Guia Novo Ensino Medio
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1. Histórico da Reforma do Ensino Médio
no Brasil Marista
O Brasil Marista tem mais de 50 unidades educacionais que ofertam o segmento Ensino Médio,
sendo o Marista Centro-Norte responsável pela educação de mais de 6 mil jovens em unidades
privadas e sociais. A missão de educar e evangelizar esses estudantes também é acompanhada
da responsabilidade de orientar o projeto de vida e a escolha profissional dos estudantes que
cursam a educação básica no Marista Centro-Norte, com o objetivo de prepará-los, também,
para a continuidade do estudo ao longo da vida e, em especial, para o prosseguimento na edu-
cação superior.
Em 2010, demos um importante passo, na rede de escolas do Brasil Marista, com o lançamento
do nosso Projeto Educativo do Brasil Marista (UMBRASIL, 2010), apresentando as intencionali-
dades, os posicionamentos, as premissas e as dimensões (conceitual contextual, operacional e
avaliativa) sobre o nosso jeito de conceber a Educação Básica.
Em 2014, demos mais um passo na sintonia entre as escolas do Brasil Marista com a entrega da
1ª edição das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, contendo as compe-
tências, as habilidades e os conteúdos nucleares por segmento e série, com destaque para os
eixos estruturantes das áreas de conhecimento e os eixos metodológicos (projetos de interven-
ção social, sequência didática, avaliação).
Nesse cenário, houve a promulgação da Lei da Reforma do Ensino Médio de forma concomi-
tante com a implantação do nosso Sistema Marista de Educação (SME). Vivemos um período de
intensa reflexão sobre a formação dos nossos jovens desse segmento e as respectivas políticas
educacionais. Para a reestruturação do Ensino Médio, é recomendada uma série de modificações
na organização dessa etapa de ensino, com o objetivo de investir na qualificação da educação
dos jovens e de atender as demandas educacionais contemporâneas.
Para o Brasil Marista, além do trabalho por competências (acadêmicas, tecnológicas, ético-
-estéticas e políticas) em sintonia com a BNCC (2018a), considera-se que estudante e professor
são os sujeitos centrais do processo educativo. Assim, exercem o “protagonismo e a autoria
na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018a, p. 11). O Projeto Educativo Brasil Marista (2010),
desse modo, preconiza uma dinâmica curricular com base tradicional, crítica e pós-crítica ao
considerar a divisão por área de conhecimento, um currículo voltado para o bem comum e o
reconhecimento de diferentes subjetividades e identidades.
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 7