Page 19 - Guia Novo Ensino Medio
P. 19
Organização da Formação Interdisciplinar Optativa (Itinerários optativos)
A organização da malha curricular se reflete na prática pedagógica a partir do estabelecimento
da grade horária realizada em nossas unidades. Ao compreender que os itinerários optativos
são organizados metodologicamente apoiados em projetos pedagógicos, orientamos que as
unidades escolares do Marista Centro-Norte, ao estruturarem os horários escolares, elaborem
blocos de aulas contendo toda ou a maior parte da carga horária dos itinerários optativos em
um bloco mais orgânico e integrado, em horários geminados, que permitam o desenvolvimento
de metodologias mais dinâmicas e integradoras a partir do trabalho com projetos (ver modelo
ilustrativo na tabela 1).
Tabela 1 - ilustrativo de organização da Formação Interdisciplinar
Optativa em blocos, considerando a carga horária da 1ª série
EXEMPLO FIO - SEGUNDA E QUARTA
Horário segunda terça quarta quinta sexta
1º FGB FGB FGB FIC FIC
2º FGB FGB FGB FIC FIC
3º FGB FGB FGB FIC FIC
4º FGB FGB FGB FIC FIC
5º FGB FGB FGB FIC FIC
6º FGB FGB FGB FIC FIC
ALMOÇO
7º FIC FIC
8º FIC FIC
9º FIO FIO
10º FIO FIO
11º FIO FIO
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 19