Page 19 - Guia Novo Ensino Medio
P. 19

Organização da Formação Interdisciplinar Optativa (Itinerários optativos)
          A organização da malha curricular se reflete na prática pedagógica a partir do estabelecimento
          da grade horária realizada em nossas unidades. Ao compreender que os itinerários optativos
          são organizados metodologicamente apoiados em projetos pedagógicos, orientamos que as
          unidades escolares do Marista Centro-Norte, ao estruturarem os horários escolares, elaborem
          blocos de aulas contendo toda ou a maior parte da carga horária dos itinerários optativos em
          um bloco mais orgânico e integrado, em horários geminados, que permitam o desenvolvimento
          de metodologias mais dinâmicas e integradoras a partir do trabalho com projetos (ver modelo
          ilustrativo na tabela 1).



                    Tabela 1 - ilustrativo de organização da Formação Interdisciplinar
                      Optativa em blocos, considerando a carga horária da 1ª série

                               EXEMPLO FIO - SEGUNDA E QUARTA
                          Horário segunda  terça  quarta quinta  sexta
                            1º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC

                            2º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            3º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            4º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            5º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC

                            6º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                                         ALMOÇO
                            7º    FIC        FIC
                            8º    FIC        FIC
                            9º    FIO        FIO

                           10º    FIO        FIO
                           11º    FIO        FIO











                          Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte  19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24