Page 20 - Guia Novo Ensino Medio
P. 20
Tabela 1 - ilustrativo de organização da Formação Interdisciplinar
Optativa em blocos, considerando a carga horária da 1ª série
EXEMPLO FIO - TERÇA E QUINTA
Horário segunda terça quarta quinta sexta
1º FGB FGB FGB FIC FIC
2º FGB FGB FGB FIC FIC
3º FGB FGB FGB FIC FIC
4º FGB FGB FGB FIC FIC
5º FGB FGB FGB FIC FIC
6º FGB FGB FGB FIC FIC
ALMOÇO
7º FIC FIC
8º FIC FIC
9º FIO FIO
10º FIO FIO
11º FIO FIO
A organização em blocos de horários proporcionará a implementação das premissas das
Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista e da Base Nacional Comum Curricular, tais
como a interdisciplinaridade, a organização na construção e o desenvolvimento dos projetos
pedagógicos, bem como momentos avaliativos sinérgicos às premissas das Rubricas Avalia-
tivas. Isso ocorre porque os professores e os estudantes estarão imersos por tempo suficiente
para realizar as discussões, as sínteses e a produção necessárias para o desenvolvimento da
Formação Interdisciplinar Optativa .
1
Malha Curricular Completa do Ensino Médio
A carga horária da malha curricular do Ensino Médio contemplará, de maneira igualitária
para todos os colégios e unidades sociais (independentemente do porte da unidade), os blocos
de Formação Geral Básica e da Formação Interdisciplinar Comum e da Formação Interdisci-
plinar Optativa.
A malha curricular completa do Ensino Médio para os colégios privados de médio e grande porte:
1 A unidade poderá organização e utilização dos livros dos materiais da FIO por semestre ou a utilização concomitante dos dois livros
ao longo de todo o ano. Nesse contexto, é necessário garantir o planejamento integrador dos professores de referência na perspetiva
de garantia da identidade interdisciplinar e dos projetos da FIO, evitando o trabalho separado em componentes curriculares”
20 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte