Page 20 - Guia Novo Ensino Medio
P. 20

Tabela 1 - ilustrativo de organização da Formação Interdisciplinar
                      Optativa em blocos, considerando a carga horária da 1ª série

                                EXEMPLO FIO - TERÇA E QUINTA
                          Horário segunda  terça  quarta quinta  sexta
                            1º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            2º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            3º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            4º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            5º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                            6º   FGB   FGB   FGB   FIC   FIC
                                        ALMOÇO
                            7º          FIC        FIC
                            8º          FIC        FIC
                            9º          FIO        FIO
                           10º          FIO        FIO
                           11º          FIO        FIO


          A organização em blocos de horários proporcionará a implementação das premissas das
          Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista e da Base Nacional Comum Curricular, tais
          como a interdisciplinaridade, a organização na construção e o desenvolvimento dos projetos
          pedagógicos, bem como momentos avaliativos sinérgicos às premissas das Rubricas Avalia-
          tivas. Isso ocorre porque os professores e os estudantes estarão imersos por tempo suficiente
          para realizar as discussões, as sínteses e a produção necessárias para o desenvolvimento da
          Formação Interdisciplinar Optativa .
                                   1
          Malha Curricular Completa do Ensino Médio
          A carga horária da malha curricular do Ensino Médio contemplará, de maneira igualitária
          para todos os colégios e unidades sociais (independentemente do porte da unidade), os blocos
          de Formação Geral Básica e da Formação Interdisciplinar Comum e da Formação Interdisci-
          plinar Optativa.
          A malha curricular completa do Ensino Médio para os colégios privados de médio e grande porte:



          1  A unidade poderá organização e utilização dos livros dos materiais da FIO por semestre ou a utilização concomitante dos dois livros
            ao longo de todo o ano. Nesse contexto, é necessário garantir o planejamento integrador dos professores de referência na perspetiva
            de garantia da identidade interdisciplinar e dos projetos da FIO, evitando o trabalho separado em componentes curriculares”



           20  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25