Page 9 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
P. 9
TIPOS DE OFERTAS DE ARTE E CULTURA
• ESCOLINHAS: as escolinhas de arte e cultura são momentos de leveza, graça e desenvolvimento
que contribuem significativamente para a formação de crianças e jovens. As atividades devem
ser trabalhadas para estimular a criatividade, o senso crítico e a capacidade de interpretação,
funcionando, inclusive, como uma ferramenta interdisciplinar que aborda outras disciplinas,
como Literatura, Matemática e História
• GRUPOS DE APRESENTAÇÃO: deve atender à diversidade regional e cultural existente em nossa
rede de escolas, criando condições para que os alunos tenham acesso a eventos, atividades e
possibilidades de apresentação conforme a realidade que lhe é próxima. Cada linguagem artís-
tica propõe, de maneira diferente, despertar a capacidade de criação e auxiliar os estudantes a
expressarem sentimentos, interagindo, inclusive, com a inserção social. Assim, os grupos devem
ir muito além de apresentações artísticas e culturais, participando do processo natural de de-
senvolvimento cognitivo e emocional das crianças e dos jovens. Os grupos devem ser formados
com o intuito de representar a unidade socioeducacional em apresentações artísticas internas e
externas, JIM, InterMarista, entre outras. Os grupos de dança, teatro e música são formados por
meio de audições agendadas pela coordenação das atividades complementares ou pelo instru-
tor, preferencialmente, por estudantes já matriculados nas escolinhas. Recomendamos que a
seleção ocorra no primeiro trimestre e que aspectos relacionados a disciplina e comportamento
também sejam considerados para os estudantes entrarem e permanecerem nas equipes.
• ATIVIDADES DE CULMINÂNCIA E EVENTOS: a arte e cultura nos inspiram e nos convidam para
estarmos em público e recebermos os aplausos de nossos esforços e comprometimento. Dessa
forma, indicamos que, ao final de cada ciclo ou período de avanços e objetivos atingidos, sejam
realizadas atividades de culminância. O intuito, além de manter a motivação em alto nível, é co-
memorar o alcance de metas, celebrando de forma coletiva e ampla, inclusive, com a participação
das famílias. Elencamos, a seguir, alguns exemplos de atividades.
FESTIVAIS E
FESTA JUNINA INTERMARISTA JIM
ESPETÁCULOS
MOSTRA CANTATA/AUTO
CARNAMARISTA
CULTURAL DE NATAL
9