Page 9 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
P. 9

TIPOS DE OFERTAS DE ARTE E CULTURA
               •  ESCOLINHAS: as escolinhas de arte e cultura são momentos de leveza, graça e desenvolvimento
                  que contribuem significativamente para a formação de crianças e jovens. As atividades devem
                  ser trabalhadas para estimular a criatividade, o senso crítico e a capacidade de interpretação,
                  funcionando, inclusive, como uma ferramenta interdisciplinar que aborda outras disciplinas,
                  como Literatura, Matemática e História

               •  GRUPOS DE APRESENTAÇÃO: deve atender à diversidade regional e cultural existente em nossa
                  rede de escolas, criando condições para que os alunos tenham acesso a eventos, atividades e
                  possibilidades de apresentação conforme a realidade que lhe é próxima. Cada linguagem artís-
                  tica propõe, de maneira diferente, despertar a capacidade de criação e auxiliar os estudantes a
                  expressarem sentimentos, interagindo, inclusive, com a inserção social. Assim, os grupos devem
                  ir muito além de apresentações artísticas e culturais, participando do processo natural de de-
                  senvolvimento cognitivo e emocional das crianças e dos jovens. Os grupos devem ser formados
                  com o intuito de representar a unidade socioeducacional em apresentações artísticas internas e
                  externas, JIM, InterMarista, entre outras. Os grupos de dança, teatro e música são formados por
                  meio de audições agendadas pela coordenação das atividades complementares ou pelo instru-
                  tor, preferencialmente, por estudantes já matriculados nas escolinhas. Recomendamos que a
                  seleção ocorra no primeiro trimestre e que aspectos relacionados a disciplina e comportamento
                  também sejam considerados para os estudantes entrarem e permanecerem nas equipes.
               •  ATIVIDADES DE CULMINÂNCIA E EVENTOS: a arte e cultura nos inspiram e nos convidam para
                  estarmos em público e recebermos os aplausos de nossos esforços e comprometimento. Dessa
                  forma, indicamos que, ao final de cada ciclo ou período de avanços e objetivos atingidos, sejam
                  realizadas atividades de culminância. O intuito, além de manter a motivação em alto nível, é co-
                  memorar o alcance de metas, celebrando de forma coletiva e ampla, inclusive, com a participação
                  das famílias.  Elencamos, a seguir, alguns exemplos de atividades.






               FESTIVAIS E
                                       FESTA JUNINA             INTERMARISTA                     JIM
              ESPETÁCULOS





                              MOSTRA               CANTATA/AUTO
                                                                             CARNAMARISTA
                             CULTURAL                  DE NATAL

























                                                                                                                   9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14