Page 7 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
P. 7

•  ESCOLINHAS E INICIAÇÃO ESPORTIVA: conforme Ferreira (2001), a iniciação esportiva é o pri-
                  meiro contato do educando com o esporte. Fundamentos, princípios, características, regras e
                  movimentações do esporte devem ser aos poucos apresentados de maneira simples e com
                  nível de exigência condizente com as capacidades daquele que está iniciando um novo processo
                  esportivo, que deve ser estruturado com uma visão pedagógica do esporte.
               •  TREINAMENTOS E EQUIPES DE COMPETIÇÃO: devem contemplar a aprendizagem para além
                  das técnicas e táticas de alto rendimento. O estudante deve ter a oportunidade de compreender
                  o porquê fazer, ou seja, entender a lógica do jogo. Espera-se que as atividades possibilitem ao
                  estudante acesso às diferentes abordagens metodológicas para a construção de uma formação
                  sólida e a continuidade do aprendizado baseado em valores e princípios. As equipes de treina-
                  mentos têm como objetivo representar a unidade socioeducacional em competições esportivas
                  internas, regionais, interescolares e no InterMarista. As seleções dos atletas são realizadas pelo
                  instrutor responsável e de acordo com critérios técnicos da modalidade. Recomendamos que a
                  seleção ocorra no primeiro trimestre e que aspectos relacionados a disciplina e comportamento
                  também sejam considerados para entrada e permanência dos estudantes nas equipes. Embora
                  não seja critério eliminatório, recomendamos que a seleção priorize estudantes que já tenham
                  participado previamente ou estejam matriculados nas escolinhas de esporte.

               •  ATIVIDADES DE CULMINÂNCIA: o esporte, naturalmente, remete celebração e conquista. Dessa
                  forma, indicamos que, ao final de cada ciclo ou período de avanços e objetivos atingidos, sejam
                  realizadas atividades de culminância. O intuito, além de manter a motivação em alto nível, é co-
                  memorar o alcance de metas, celebrando de forma coletiva e ampla, inclusive, com a participação
                  das famílias. Elencamos, a seguir, alguns exemplos de atividades.













                                                       Trocas de faixas











                                       Competições, festivais,
                                 torneios internos e externos









                                                       JIM e InterMarista









                                                                                                                   7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12