Page 10 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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CAPÍTULO 2 - ORGANIZAÇÃO E

               GESTÃO DAS EQUIPES



               A gestão das atividades complementares deve ser encarada como um processo que relacione todos
               os atributos de desenvolvimento integral, observados nos documentos pedagógicos, com susten-
               tabilidade financeira e econômica. Assim, as equipes devem ser formadas e orientadas de modo
               a garantir a perenidade e o cumprimento de nossa missão. A gestão de pessoas e a administração
               de suas rotinas, da formação continuada e dos processos são fatores-chave de sucesso e devem
               ser comandadas pelo vice-diretor administrativo, mas acompanhadas por toda diretoria e com o
               envolvimento da comunidade educativa..

               COORDENADOR DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
               O coordenador das atividades complementares é responsável pelo planejamento, desenvolvimento,
               orientação, atualização de dados no sistema e coordenação das atividades de escolinhas, treinamen-
               tos e grupos das atividades, em consonância com os valores institucionais maristas. Está submetido
               diretamente ao vice-diretor administrativo e se reporta ao vicediretor educacional nas questões
               vinculadas às dimensões pedagógicas. O profissional deve ter formação acadêmica em Educação
               Física ou Artes Cênicas.

               ROTINA COORDENADOR DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
               O Manual de Rotina é uma publicação que estrutura e sistematiza as atividades diárias, semanais e
               anuais para o coordenador das atividades complementares e serve de roteiro eficaz para a realização
               das tarefas da gestão das atividades.
               O objetivo é qualificar e trazer unidade ao que é feito, bem como otimizar o tempo e fortalecer as
               relações interpessoais. O manual é, deste modo, instrumento de consulta e revisita constante. Ler,
               estudar e viabilizar as ações propostas é de suma importância para a gestão do esporte da arte e
               cultura na unidade.

               Atividades diárias: supervisão de espaços e materiais, gestão de equipe, acompanhamento disci-
               plinar, gestão de frequência, acompanhamento de sinistros do seguro educacional, procedimentos
               de acesso e frequência, atendimentos às famílias.

               Atividades semanais: acompanhamento das atividades e planejamento, reuniões com as equipes
               técnicas, coordenação pedagógica, reunião com VDE e VDA (temas pedagógicos, administrativos
               e financeiros).

               Atividades mensais: encaminhamento de solicitações de compra ou manutenção, formação con-
               tinuada, diários de classe, acompanhamento de atividades, competições e eventos da unidade,
               reuniões externas.

               Atividades semestrais: revisão do plano anual, organização das turmas e eventos culturais e esportivos.
               Atividades anuais: planejamento anual, solicitação de materiais esportivos, artísticos e pedagógicos,
               avaliação de desempenho, currículo das atividades, orçamento, gestão de documentos, planejamento
               das festas culturais, JIM e InterMarista.













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