Page 10 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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CAPÍTULO 2 - ORGANIZAÇÃO E
GESTÃO DAS EQUIPES
A gestão das atividades complementares deve ser encarada como um processo que relacione todos
os atributos de desenvolvimento integral, observados nos documentos pedagógicos, com susten-
tabilidade financeira e econômica. Assim, as equipes devem ser formadas e orientadas de modo
a garantir a perenidade e o cumprimento de nossa missão. A gestão de pessoas e a administração
de suas rotinas, da formação continuada e dos processos são fatores-chave de sucesso e devem
ser comandadas pelo vice-diretor administrativo, mas acompanhadas por toda diretoria e com o
envolvimento da comunidade educativa..
COORDENADOR DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O coordenador das atividades complementares é responsável pelo planejamento, desenvolvimento,
orientação, atualização de dados no sistema e coordenação das atividades de escolinhas, treinamen-
tos e grupos das atividades, em consonância com os valores institucionais maristas. Está submetido
diretamente ao vice-diretor administrativo e se reporta ao vicediretor educacional nas questões
vinculadas às dimensões pedagógicas. O profissional deve ter formação acadêmica em Educação
Física ou Artes Cênicas.
ROTINA COORDENADOR DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O Manual de Rotina é uma publicação que estrutura e sistematiza as atividades diárias, semanais e
anuais para o coordenador das atividades complementares e serve de roteiro eficaz para a realização
das tarefas da gestão das atividades.
O objetivo é qualificar e trazer unidade ao que é feito, bem como otimizar o tempo e fortalecer as
relações interpessoais. O manual é, deste modo, instrumento de consulta e revisita constante. Ler,
estudar e viabilizar as ações propostas é de suma importância para a gestão do esporte da arte e
cultura na unidade.
Atividades diárias: supervisão de espaços e materiais, gestão de equipe, acompanhamento disci-
plinar, gestão de frequência, acompanhamento de sinistros do seguro educacional, procedimentos
de acesso e frequência, atendimentos às famílias.
Atividades semanais: acompanhamento das atividades e planejamento, reuniões com as equipes
técnicas, coordenação pedagógica, reunião com VDE e VDA (temas pedagógicos, administrativos
e financeiros).
Atividades mensais: encaminhamento de solicitações de compra ou manutenção, formação con-
tinuada, diários de classe, acompanhamento de atividades, competições e eventos da unidade,
reuniões externas.
Atividades semestrais: revisão do plano anual, organização das turmas e eventos culturais e esportivos.
Atividades anuais: planejamento anual, solicitação de materiais esportivos, artísticos e pedagógicos,
avaliação de desempenho, currículo das atividades, orçamento, gestão de documentos, planejamento
das festas culturais, JIM e InterMarista.
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