Page 5 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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APRESENTAÇÃO

               Este documento tem como objetivo orientar a implantação e a gestão das atividades complemen-
               tares nas unidades sociais do Marista Centro-Norte de modo a oportunizar formação integral em
               todos os nossos contextos de atuação e missão.
               Em consonância com o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), as atividades complementares
               ofertadas nas unidades socioeducacionais do Marista Centro-Norte, visam gerenciar a prática de ati-
               vidades físicas, esportivas, artísticas e culturais a fim de incentivar a formação integral do estudante.

                           Como educador, Champagnat ousou imaginar e concretizar diferentes possibilida-
                           des de educar, substituindo a pedagogia da palmatória pela pedagogia da presença,
                           do cuidado e do amor. Criou relações entre educador e educando, além de introdu-
                           zir na escola as práticas artísticas, esportivas e novas metodologias de alfabetização.
                           (UMBRASIL, 2010, p. 31)
               Desse modo, toda escola marista deve trabalhar em prol de uma educação integral, considerando o
               sujeito na sua inteireza, ou seja, corpo, mente, coração e espírito. Para que isso aconteça, é necessária
               uma dinâmica curricular articulada com programas e projetos inovadores, formação de educadores
               e ampliação de tempos e espaços de aprendizagem com educandos, famílias e comunidade escolar.

               As atividades complementares traçam o elo entre o currículo formal e a dimensão da educação
               integral, com a participação dos estudantes em diferentes tipos de atividades e experiências propí-
               cias para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, físicos, motores e sociais, importantes para
               o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.
               Nesse sentido, a prática esportiva e a vivência da linguagem artística são essenciais para o bem-estar
               e a qualidade de vida dos estudantes, além disso, desenvolvem o pensamento crítico, o espírito de
               equipe e trabalho em grupo, a flexibilidade, a capacidade de inovar e lidar com diferentes situações.
               Estar em contato com resultados atingidos em grupo, regras e resolução de problemas, vivenciados
               nas diversas atividades complementares, possibilita às crianças e aos adolescentes o desenvolvi-
               mento de inúmeras habilidades, dentre elas, a capacidade de decisão, disciplina e autonomia.
               Entendemos, portanto, que o esporte, a arte e a cultura apoiam o desenvolvimento social e emocional
               das crianças, bem como a aprendizagem em sala de aula. Diversas habilidades, como raciocinar,
               exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, podem ser desenvolvi-
               das durante a prática das atividades complementares. Assim, a disponibilidade desse serviço, que
               inclui as escolinhas, as equipes de treinamento esportivo, os grupos artísticos, as competições, as
               apresentações e os espetáculos internos e externos, deve estar totalmente interligada à proposta    5
               pedagógica da escola e direcionada a todos os segmentos.
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