Page 8 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
P. 8

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

               As atividades promovem e incentivam o desenvolvimento de manifestações artísticas relaciona-
               das à arte e à cultura, em consonância com o projeto pedagógico fundamentado na filosofia e no
               carisma marista. As atividades promovidas têm por objetivo despertar habilidades na comunidade
               educativa por meio das linguagens artísticas.

                           Culturas são produções humanas, materiais e simbólicas espaçotemporalmente situadas,
                           expressando sentidos e significados, ou seja, manifestações corporais produzidas em
                           meio a ambientes culturais e sociais. (UMBRASIL, 2019, p. 103)

               Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como na proposta do das atividades artísticas
               ofertadas no NAC, a Arte pressupõe a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades
               como formas de expressão no processo de aprendizagem em arte e que os processos de criação são
               tão relevantes quanto os eventuais produtos. Dessa maneira, ambas propõem o desenvolvimento de
               habilidades e competências importantes para as práticas investigativas e para o percurso do fazer
               artístico, percebendo o mundo em sua complexidade, contextualizando saberes e a interação com
               a arte e a cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural.

               OBJETIVOS ESPECÍFICOS
               •  Inserir as vivências artísticas nos projetos pedagógicos.

               •  Desenvolver valores culturais, artísticos, humanos e cristãos, habilidades socioemocionais,
                  cognitivas e comunicativas, conforme as políticas da BNCC, com ênfase em artes.
               •  Promover e divulgar os valores artísticos e culturais da unidade.

               •  Promover os valores maristas nos projetos artísticos da unidade, corroborando com a produção
                  cultural na formação dos estudantes.

               LINGUAGENS ARTÍSTICAS
               Para a oferta das linguagens e atividades artísticas, é indispensável uma avaliação criteriosa do es-
               paço físico atual da unidade, incluindo possíveis choques de horário com as aulas do turno regular.
               Além disso, deve ser observada a disponibilidade de materiais, recursos humanos e equipamentos
               para as atividades. Sempre que possível, a unidade deve priorizar as habilidades e os conhecimentos
               de colaboradores atuais para escolha das atividades. Por fim, uma pesquisa de interesse também
               deve ser realizada com os estudantes a fim de identificar as modalidades com maior possibilidade
               de adesão. A seguir, apresentamos as linguagens que devem ser avaliadas nesses critérios.

               •  DANÇA: prática educativa que usa a expressão corporal como recurso da aprendizagem,
                  utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções. Atividade
                  indicada: balé.
               •  TEATRO: a linguagem teatral é comunicação verbal e corporal imprescindíveis para saber lidar
                  com os outros e trabalhar em grupo. Nas aulas, os estudantes desenvolvem aspectos como
                  criatividade, coordenação, memorização e vocabulário. Atividades indicadas: grupos direcionados
                  à montagem de peças teatrais.
               •  MÚSICA:  expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido
                  e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como
                  resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio da cultura, conforme a BNCC.
                  Atividade indicada: percussão.



                                                                                                                   8
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13