Page 13 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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A organização do evento envolve toda a comunidade educativa, composta por: equipe gestora, co-
               ordenadores de área, coordenadores das atividades complementares, equipe de pastoral, docentes
               de educação física, instrutores e equipe operacional.

               As equipes são organizadas por segmentos/séries divididos por cores. A identidade visual, o material
               de divulgação, as camisetas, as medalhas, os troféus e as garrafinhas são elaboradas pela equipe de
               marketing do Escritório Central. A produção do material é realizada pela unidade socioeducacional,
               conforme normativo de compras.

               A gestão das inscrições para confecção das camisetas, medalhas, garrafinhas e todo o material de
               divulgação são realizadas pela unidade socioeducacional com o suporte e orientações da Gerência
               Socioeducacional.
               São realizadas duas versões dos Jogos Internos Marista: JIM Mirim para os estudantes da Educação
               Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e JIM para os estudantes do Ensino funda-
               mental Anos Finais e Ensino Médio.


               As etapas sugeridas para a organização dos Jogos Internos Marista são:
               Cerimônia de Abertura: momentos de reflexão e espiritualidade, mostra artística com dança, teatro
               e música, apresentação dos gritos de guerra por equipe, juramento do atleta e do árbitro, desfile das
               delegações e acendimento da pira olímpica.

               Atividades: jogos cooperativos, competições esportivas em diversas modalidades, show de talentos,
               mostras culturais, atividades maker e bilíngue apropriadas para cada faixa etária, ações solidárias e
               momentos de espiritualidade compõem o cronograma de animadas e interativas atividades no JIM.

               Regulamento: deve ser redigido pelo coordenador/assistente das atividades complementares, pelos
               instrutores e demais envolvidos da equipe pedagógica, com a finalidade de estabelecer as regras
               das competições, nas diferentes modalidades, gincanas e atividades desenvolvidas.

               Período de realização: o evento está no calendário pedagógico das unidades e acontece anualmen-
               te. As unidades socioeducacionais têm autonomia para definir o período de realização do projeto.

               Premiação: todos os estudantes são premiados com medalhas e a equipe vencedora recebe troféu.
               Campanhas de solidariedade: gincanas solidárias são desenvolvidas em parceria com a assessoria
               de missão.

               Cerimônia de encerramento: momento festivo de finalização das atividades com apresentações         13
               e divulgação da equipe vencedora.
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