Page 13 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
P. 13
A organização do evento envolve toda a comunidade educativa, composta por: equipe gestora, co-
ordenadores de área, coordenadores das atividades complementares, equipe de pastoral, docentes
de educação física, instrutores e equipe operacional.
As equipes são organizadas por segmentos/séries divididos por cores. A identidade visual, o material
de divulgação, as camisetas, as medalhas, os troféus e as garrafinhas são elaboradas pela equipe de
marketing do Escritório Central. A produção do material é realizada pela unidade socioeducacional,
conforme normativo de compras.
A gestão das inscrições para confecção das camisetas, medalhas, garrafinhas e todo o material de
divulgação são realizadas pela unidade socioeducacional com o suporte e orientações da Gerência
Socioeducacional.
São realizadas duas versões dos Jogos Internos Marista: JIM Mirim para os estudantes da Educação
Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e JIM para os estudantes do Ensino funda-
mental Anos Finais e Ensino Médio.
As etapas sugeridas para a organização dos Jogos Internos Marista são:
Cerimônia de Abertura: momentos de reflexão e espiritualidade, mostra artística com dança, teatro
e música, apresentação dos gritos de guerra por equipe, juramento do atleta e do árbitro, desfile das
delegações e acendimento da pira olímpica.
Atividades: jogos cooperativos, competições esportivas em diversas modalidades, show de talentos,
mostras culturais, atividades maker e bilíngue apropriadas para cada faixa etária, ações solidárias e
momentos de espiritualidade compõem o cronograma de animadas e interativas atividades no JIM.
Regulamento: deve ser redigido pelo coordenador/assistente das atividades complementares, pelos
instrutores e demais envolvidos da equipe pedagógica, com a finalidade de estabelecer as regras
das competições, nas diferentes modalidades, gincanas e atividades desenvolvidas.
Período de realização: o evento está no calendário pedagógico das unidades e acontece anualmen-
te. As unidades socioeducacionais têm autonomia para definir o período de realização do projeto.
Premiação: todos os estudantes são premiados com medalhas e a equipe vencedora recebe troféu.
Campanhas de solidariedade: gincanas solidárias são desenvolvidas em parceria com a assessoria
de missão.
Cerimônia de encerramento: momento festivo de finalização das atividades com apresentações 13
e divulgação da equipe vencedora.