Page 16 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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CAPÍTULO 4 - PLANEJAMENTO DA OFERTA

               DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES



               PLANEJAMENTO ANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
               A organização das atividades complementares deve estar alicerçada nos documentos que embasam
               a educação marista (Projeto Educativo do Brasil Marista, matrizes e diretrizes) e na pedagogia marista:





                                                                          Segundo Gandin (1993), planejar é
                                                                          “transformar a realidade em uma
                                                                          direção escolhida, é implantar um
                                                                          processo de intervenção da reali-
                                                                          dade; enfim, é agir racionalmente,
                                                                          dando clareza e precisão à ação
                                                                          individual ou do grupo”.

                                                                          O planejamento estratégico para
                                                                          esportes e atividades artísticas cul-
                                                                          turais deve conter análises, proje-
                                                                          ções, objetivos e ações para atingir
                                                                          o que a unidade almeja no curto,
                                                                          médio e longo prazos. A elaboração
               do planejamento deve comtemplar: apresentação dos serviços, objetivo geral, objetivos específicos,
               metodologias e materiais necessários para as aulas, festivais, competições e espetáculos.

               Planejar envolve um processo que engloba toda a escola, ou seja, todos os atores que fazem parte
               do processo de ensino e aprendizagem, conforme Menegolla & Sant’anna (2002). Nesse sentido,
               as atividades complementares de esporte, arte e cultura devem ser organizadas e sistematizadas
               com o planejamento.

               FLUXOGRAMA E ETAPAS



                                                B. Realizar pesquisa acerca
                 A. Mapear espaços físicos      da oferta de atividades, dias     C. Definir atividades,
                    da unidade (quadra,         e horários, junto a famílias    horários, dias, frequência
                    campo, teatro, sala)                                          e gênero das turmas
                                                       e estudantes





                                                  E. Validar as ofertas e o
                    D. Preencher planilha                                        F. Parametrização das
                   de custo e viabilidade       planejamento com equipe          ofertas e atividades no
                                                 da GSE, Coordenação de
                   financeira das ofertas                                           sistema Lyceum
                                                 Operações Educacionais





                                                                                 I. Planejar calendário de
                   G. Realizar a matrícula         H. Elaborar plano de
                 dos estudantes no sistema        trabalho dos instrutores      atividades (competições,
                                                                                apresentações, festivais,
                          Lyceum
                                                                                reuniões com as famílias)         16
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