Page 16 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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CAPÍTULO 4 - PLANEJAMENTO DA OFERTA
DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PLANEJAMENTO ANUAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
A organização das atividades complementares deve estar alicerçada nos documentos que embasam
a educação marista (Projeto Educativo do Brasil Marista, matrizes e diretrizes) e na pedagogia marista:
Segundo Gandin (1993), planejar é
“transformar a realidade em uma
direção escolhida, é implantar um
processo de intervenção da reali-
dade; enfim, é agir racionalmente,
dando clareza e precisão à ação
individual ou do grupo”.
O planejamento estratégico para
esportes e atividades artísticas cul-
turais deve conter análises, proje-
ções, objetivos e ações para atingir
o que a unidade almeja no curto,
médio e longo prazos. A elaboração
do planejamento deve comtemplar: apresentação dos serviços, objetivo geral, objetivos específicos,
metodologias e materiais necessários para as aulas, festivais, competições e espetáculos.
Planejar envolve um processo que engloba toda a escola, ou seja, todos os atores que fazem parte
do processo de ensino e aprendizagem, conforme Menegolla & Sant’anna (2002). Nesse sentido,
as atividades complementares de esporte, arte e cultura devem ser organizadas e sistematizadas
com o planejamento.
FLUXOGRAMA E ETAPAS
B. Realizar pesquisa acerca
A. Mapear espaços físicos da oferta de atividades, dias C. Definir atividades,
da unidade (quadra, e horários, junto a famílias horários, dias, frequência
campo, teatro, sala) e gênero das turmas
e estudantes
E. Validar as ofertas e o
D. Preencher planilha F. Parametrização das
de custo e viabilidade planejamento com equipe ofertas e atividades no
da GSE, Coordenação de
financeira das ofertas sistema Lyceum
Operações Educacionais
I. Planejar calendário de
G. Realizar a matrícula H. Elaborar plano de
dos estudantes no sistema trabalho dos instrutores atividades (competições,
apresentações, festivais,
Lyceum
reuniões com as famílias) 16