Page 17 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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a  Mapear espaços físicos da unidade (quadra, campo, teatro, sala) a fim de determinar as
                  possibilidades de oferta das modalidades esportivas e linguagens artísticas. Deve-se levar em
                  consideração os dias e horários das aulas práticas do componente curricular Educação Física.
                  Verificar as condições dos espaços físicos quanto à integridade física dos estudantes. Exemplo:
                  alambrados danificados, fios desencapados, quadras,
               b  Realizar pesquisa acerca da oferta das atividades, dias e horários com as famílias e os estudan-
                  tes. A pesquisa pode ser realizada por meio de formulário Microsoft Forms com as indicações de
                  atividades, horários e dias ofertados. Vale ressaltar que atividades já consolidadas no ambiente
                  escolar tem maior probabilidade de aceitação pelos estudantes, como, por exemplo, futsal, dança,
                  voleibol, capoeira, música. A oferta deve partir da pesquisa e a turma será autorizada quando
                  tiver, pelo menos, 60% da capacidade. Em geral, os horários após os turnos regulares são os mais
                  concorridos e a unidade deve pensar a estratégia de matrículas adequada ao limite de vagas.
               c  Definir atividades, horários, dias, frequência e gênero das turmas. As aulas devem ter duração
                  em torno de 50 minutos.
               d  Preencher planilha de viabilidade orientada pela GSE.

               e  Validar as ofertas e o  planejamento com equipe da GSE, Coordenação de Operações Educacionais.
               f   Parametrização das ofertas e atividades no sistema Lyceum.

               g  Realizar a matrícula dos estudantes no sistema Lyceum.
               h  Elaborar plano de trabalho dos instrutores, com organização de carga horária e atividades in-
                  cluindo horas para planejamento. Sugerimos CH de 20h.
               i  Planejar calendário de atividades (competições internas e externas, apresentações, festivais,
                  reuniões com as famílias, JIM, InterMarista).


               ELABORAÇÃO DE GRADE HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

               Após mapeamento dos espaços físicos, realização da pesquisa com famílias e estudantes acerca
               da oferta das atividades, definição dos horários, dias e gênero das turmas, elaboração do plano
               de trabalho dos instrutores, planejamento do calendário de atividades anual e planos de cursos, é
               importante apresentar a oferta das atividades para as famílias e os estudantes em todos os canais
               de comunicação da unidade.

               A organização das turmas deve ser realizada com os seguintes critérios:
               a  Por gênero: no caso das equipes de treinamento, as turmas não devem ser unissex.
               b  Agrupamento de idade: por turma do turno regular ou faixa etária, preferencialmente, não
                  ultrapassando três anos de diferença.
               c  Dias da semana: as atividades devem ser ofertadas duas vezes por semana, preferencialmente,
                  em dias não sequenciais.

               d  Horário: a composição da carga horária da aula deve ter entre 40 e 50 minutos de duração, res-
                  peitando o desenvolvimento motor e o processo de ensino e aprendizagem de cada faixa etária
                  e o intervalo do instrutor entre as aulas.
               e  Capacidade mínima/máxima da turma: a quantidade de estudante por turma deve considerar
                  o valor sugerido na tabela a seguir, ressalvando o espaço físico da unidade. As turmas devem
                  ter, necessariamente, 60% de matriculados da capacidade para abertura e manutenção.







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