Page 17 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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a Mapear espaços físicos da unidade (quadra, campo, teatro, sala) a fim de determinar as
possibilidades de oferta das modalidades esportivas e linguagens artísticas. Deve-se levar em
consideração os dias e horários das aulas práticas do componente curricular Educação Física.
Verificar as condições dos espaços físicos quanto à integridade física dos estudantes. Exemplo:
alambrados danificados, fios desencapados, quadras,
b Realizar pesquisa acerca da oferta das atividades, dias e horários com as famílias e os estudan-
tes. A pesquisa pode ser realizada por meio de formulário Microsoft Forms com as indicações de
atividades, horários e dias ofertados. Vale ressaltar que atividades já consolidadas no ambiente
escolar tem maior probabilidade de aceitação pelos estudantes, como, por exemplo, futsal, dança,
voleibol, capoeira, música. A oferta deve partir da pesquisa e a turma será autorizada quando
tiver, pelo menos, 60% da capacidade. Em geral, os horários após os turnos regulares são os mais
concorridos e a unidade deve pensar a estratégia de matrículas adequada ao limite de vagas.
c Definir atividades, horários, dias, frequência e gênero das turmas. As aulas devem ter duração
em torno de 50 minutos.
d Preencher planilha de viabilidade orientada pela GSE.
e Validar as ofertas e o planejamento com equipe da GSE, Coordenação de Operações Educacionais.
f Parametrização das ofertas e atividades no sistema Lyceum.
g Realizar a matrícula dos estudantes no sistema Lyceum.
h Elaborar plano de trabalho dos instrutores, com organização de carga horária e atividades in-
cluindo horas para planejamento. Sugerimos CH de 20h.
i Planejar calendário de atividades (competições internas e externas, apresentações, festivais,
reuniões com as famílias, JIM, InterMarista).
ELABORAÇÃO DE GRADE HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Após mapeamento dos espaços físicos, realização da pesquisa com famílias e estudantes acerca
da oferta das atividades, definição dos horários, dias e gênero das turmas, elaboração do plano
de trabalho dos instrutores, planejamento do calendário de atividades anual e planos de cursos, é
importante apresentar a oferta das atividades para as famílias e os estudantes em todos os canais
de comunicação da unidade.
A organização das turmas deve ser realizada com os seguintes critérios:
a Por gênero: no caso das equipes de treinamento, as turmas não devem ser unissex.
b Agrupamento de idade: por turma do turno regular ou faixa etária, preferencialmente, não
ultrapassando três anos de diferença.
c Dias da semana: as atividades devem ser ofertadas duas vezes por semana, preferencialmente,
em dias não sequenciais.
d Horário: a composição da carga horária da aula deve ter entre 40 e 50 minutos de duração, res-
peitando o desenvolvimento motor e o processo de ensino e aprendizagem de cada faixa etária
e o intervalo do instrutor entre as aulas.
e Capacidade mínima/máxima da turma: a quantidade de estudante por turma deve considerar
o valor sugerido na tabela a seguir, ressalvando o espaço físico da unidade. As turmas devem
ter, necessariamente, 60% de matriculados da capacidade para abertura e manutenção.
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