Page 12 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
P. 12

CAPÍTULO 3 - ORGANIZAÇÃO DE

               PORTIFÓLIO DE ATIVIDADES



               ESCOLINHAS, GRUPOS E TREINAMENTO
               As escolinhas são formadas a partir do interesse dos estudantes, diante das ofertas apresenta-
               das, considerando espaços físicos, disponibilidade de recursos humanos com capacidade técnica
               e habilitação para ministrar as aulas, que têm como objetivo geral iniciar e aprimorar as atividades
               esportivas e artísticas.
               Os grupos são formados com o intuito de representar a unidade socioeducacional em apresentações
               artísticas internas e externas, JIM, InterMarista, dentre outras. Os grupos de dança, teatro e música,
               são formados por meio de audições agendadas pela coordenação de atividades complementares,
               preferencialmente, por estudantes já matriculados nas escolinhas.

               As equipes de treinamento representam a unidade socioeducacional em competições esportivas
               internas, regionais, interescolares e InterMarista. As seleções dos atletas são, preferencialmente,
               para estudantes previamente matriculados nas escolinhas de esporte.


               JOGOS INTERNOS MARISTA – JIM
               Os Jogos Internos Marista (JIM) são um evento esportivo, artístico, espiritual e de solidariedade,
               com objetivo de fortalecer a integração e a socialização entre os estudantes, professores e toda a
               comunidade escolar.
               Nesse contexto, uma das finalidades é inserir o estudante na esfera das práticas corporais, sociais
               e espirituais, possibilitando o desenvolvimento integral dos estudantes nas unidades do Marista
               Centro-Norte, seguindo os princípios de São Marcelino Champagnat.

                           Esforçamo-nos para nos aproximar da vida dos jovens. Buscamos encontrá-los nos seus
                           próprios ambientes e através de sua própria cultura. Criamos oportunidades para nos
                           envolver nas suas vidas e acolhê-los nas nossas. Na ação escolar, procuramos prolongar
                           a nossa presença através do tempo livre, do lazer, das atividades esportivas e culturais,
                           ou quaisquer outros meios. (MISSÃO EDUCATIVA DO BRASIL MARISTA, p. 50)

               Importa salientar que, embora exista nos JIM a proposta de atividades competitivas, as atividades
               cooperativas, culturais, solidárias e espirituais são vivenciadas nas mostras artísticas, nos jogos e
               nas atividades recreativas. Além disso, esse evento permite aos estudantes envolver-se com o tema
               e lema da Campanha da Fraternidade em cada edição dos jogos, enaltecendo os valores nobres e
               cristãos da educação marista de São Marcelino Champagnat.


               OBJETIVOS DOS JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
               OBJETIVO GERAL: fortalecer a união e os laços de amizade entre estudantes por meio do esporte,
               da arte e da espiritualidade, inspirados nos princípios de São Marcelino Champagnat.


               OBJETIVOS ESPECÍFICOS
               1.  Proporcionar um espaço para o desenvolvimento das potencialidades criativas, esportivas, in-
                   telectuais e espirituais dos estudantes.
               2.  Disponibilizar aos estudantes ambientes acolhedores e interativos.
               3.  Compreender e vivenciar o respeito às regras, aos colegas de equipe e aos adversários.

               4.  Reconhecer o esporte, a arte e os momentos de espiritualidade como elementos construtivos
                   para a vida coletiva e individual.                                                             12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17