Page 6 - Guia de Implementação das Atividades Complementares nas Escolas Sociais
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CAPÍTULO 1 – ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: SERVIÇOS E OFERTAS
As atividades complementares são serviços oferecidos no contraturno em Escolinhas, Treinamen-
tos Esportivos e Grupos Artísticos Culturais. Esses serviços são oferecidos por meio de aulas, em
consonância com as atividades desenvolvidas no turno regular e a gestão dos serviços e ofertas é
de responsabilidade do Núcleo de Atividades Complementares (NAC).
MODALIDADES
As oferta de escolinhas e treinamentos tem como finalidade gerenciar a prática de atividades físicas
e modalidades esportivas, contribuindo para a formação integral do estudante. Equipe formada
por profissionais de Educação Física de diferentes modalidades, deve estar conectado à proposta
pedagógica das unidades socioeducacionais.
Articula-se com a proposta do componente curricular Educação Física que, conforme a Base Na-
cional Comum Curricular (2017), trata das práticas corporais, tematizando e refletindo sobre suas
diversas formas e, também, como meio de produção de sentido e significado. O movimento humano
está sempre inserido no âmbito da cultura e deve ser interpretado de acordo com o contexto social
e histórico dos envolvidos.
Assim, as atividades de escolinhas e treinamento , por meio das diversas modalidades esportivas,
propõem o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para ampliar a
consciência dos movimentos corporais, dos recursos para o cuidado de si e dos outros, para
ampliar a autonomia e a participação mais confiante e autoral na sociedade, contribuindo com a
formação integral do estudante.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Fomentar as práticas corporais por meio das modalidades esportivas.
• Estimular o trabalho em equipe, o respeito às regras e a resolução de problemas (jogos cooperativos).
• Favorecer a saúde do corpo e o equilíbrio emocional.
• Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social.
• Corroborar para um estilo de vida mais ativo e saudável.
MODALIDADES ESPORTIVAS
Para a oferta das modalidades esportivas, é indispensável uma avaliação criteriosa do espaço fí-
sico atual da unidade, incluindo possíveis choques de horário com as aulas do turno regular. Além
disso, deve ser observada a disponibilidade de materiais, recursos humanos e equipamentos para
as atividades. Sempre que possível, a unidade deve priorizar as habilidades e os conhecimentos
de colaboradores atuais para escolha das atividades. Por fim, uma pesquisa de interesse também
deve ser realizada com os estudantes a fim de identificar as modalidades com maior possibilidade
de adesão. Modalidades indicadas: futsal, voleibol, baquete, handebol.
TIPOS DE OFERTAS ESPORTIVAS
O esporte é parte integrante da cultura mundial, promovendo benefícios físicos, psi-
cológicos e sociais; entretanto, deve ser ensinado de forma gratificante, respeitando a
individualidade e o interesse dos alunos, e ainda considerando o seu caráter multidi-
mensional. (COSTA; NASCIMENTO, 2004, p. 50)
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