Page 57 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 57

Diário de Anne Frank
          •   Unidade: Colégio Marista São Luís
          •   Público-alvo: estudantes do Ensino Médio
          •   Objetivo: favorecer o conhecimento de obras literárias.
          •   Como fazer: realizar debate sobre a leitura da obra O Diário de Anne Frank e propor uma
             reflexão coletiva sobre os fatos mais marcantes. Incentivar os estudantes a escreverem um
             texto que trate das sequelas sociais provocadas pela xenofobia. O trabalho pode ser desen-
             volvido em grupo com a proposta de produção de um vídeo que aborde um determinado
             aspecto presente na obra. Os vídeos poderão ter entre três e cinco minutos. A forma de
             apresentação final pode ficar a critério dos grupos, ou podem seguir uma proposta elabora-
             da pelo(a) professor(a) responsável pelo projeto.
          •   Periodicidade: trimestre em que o livro for trabalhado.


                     Figura 50 - Estudantes selecionando obras literárias para leitura
                             Escola Marista Sagrado Coração (2022)


























                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.









                    Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola  57
   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62