Page 57 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 57
Diário de Anne Frank
• Unidade: Colégio Marista São Luís
• Público-alvo: estudantes do Ensino Médio
• Objetivo: favorecer o conhecimento de obras literárias.
• Como fazer: realizar debate sobre a leitura da obra O Diário de Anne Frank e propor uma
reflexão coletiva sobre os fatos mais marcantes. Incentivar os estudantes a escreverem um
texto que trate das sequelas sociais provocadas pela xenofobia. O trabalho pode ser desen-
volvido em grupo com a proposta de produção de um vídeo que aborde um determinado
aspecto presente na obra. Os vídeos poderão ter entre três e cinco minutos. A forma de
apresentação final pode ficar a critério dos grupos, ou podem seguir uma proposta elabora-
da pelo(a) professor(a) responsável pelo projeto.
• Periodicidade: trimestre em que o livro for trabalhado.
Figura 50 - Estudantes selecionando obras literárias para leitura
Escola Marista Sagrado Coração (2022)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola 57