Page 53 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 53

Figura 43 - Livros preparados para a prática “Leitura às Cegas”
                               Biblioteca Colégio Marista Maceió
































                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
          Arraiá Literário
          •   Unidade: Colégio Marista Diocesano
          •   Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio
          •   Objetivo: fomentar a valorização da cultura popular por meio da música, arte e poesia.
          •   Como fazer: além do encontro na biblioteca para dançar e festejar ao som de músicas de
             quadrilha e forrós tradicionais, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio partici-
             parão de um concurso literário de declamação de cordéis. Em parceria com as áreas de Artes
             e Linguagens e Códigos, os educandos participarão de aulas interativas, nas quais aprende-
             rão sobre a cultura e poesia nordestina, no intuito de embasar as suas pesquisas e propor-
             cionar-lhes vivência e contato com os elementos que compõem a literatura de cordel, antes
             da culminância do trabalho que se dará por meio das declamações. A abertura do projeto
             pode contar com a participação de estudantes que poderão interpretar músicas regionais.
          •   Periodicidade: durante o período de festas juninas.




                    Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola  53
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58