Page 53 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 53
Figura 43 - Livros preparados para a prática “Leitura às Cegas”
Biblioteca Colégio Marista Maceió
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
Arraiá Literário
• Unidade: Colégio Marista Diocesano
• Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio
• Objetivo: fomentar a valorização da cultura popular por meio da música, arte e poesia.
• Como fazer: além do encontro na biblioteca para dançar e festejar ao som de músicas de
quadrilha e forrós tradicionais, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio partici-
parão de um concurso literário de declamação de cordéis. Em parceria com as áreas de Artes
e Linguagens e Códigos, os educandos participarão de aulas interativas, nas quais aprende-
rão sobre a cultura e poesia nordestina, no intuito de embasar as suas pesquisas e propor-
cionar-lhes vivência e contato com os elementos que compõem a literatura de cordel, antes
da culminância do trabalho que se dará por meio das declamações. A abertura do projeto
pode contar com a participação de estudantes que poderão interpretar músicas regionais.
• Periodicidade: durante o período de festas juninas.
Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola 53