Page 52 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 52
3.3 Partilha de projetos diversificados do Ensino Fundamental - Anos Finais
e Ensino Médio
Leitura às cegas
• Unidade: Colégio Marista Patamares
• Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio
• Objetivo: despertar nos jovens a curiosidade pela leitura.
• Como fazer: a equipe da biblioteca seleciona, embrulha e expõe várias sugestões de livros.
Na embalagem, são colocadas apenas duas pistas sobre cada livro. Exemplos: biografia,
humor, romance, quadrinhos, suspense, aventura, ficção científica etc. O leitor escolhe o
pacote e só poderá abrir a embalagem após o empréstimo. O prazo para devolução é a pri-
meira semana de retorno às aulas. Não vale trocar ou devolver.
• Periodicidade: leitura para o período de recesso escolar (junho e julho).
Figura 42 - Estudantes participando da prática “Leitura às cegas”
Biblioteca Colégio Marista Maceió (2022)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
52 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola