Page 47 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 47

Quinta Literária
          •   Unidade: Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré
          •   Público-alvo: Educação Infantil e Fundamental - Anos Iniciais
          •   Objetivo: desenvolver ações que possibilitem o fortalecimento do hábito da leitura por meio
             de dramatizações, músicas, brincadeiras, dinâmicas e outros procedimentos pedagógicos.
          •   Como fazer: as séries da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, com os
             professores, a coordenação pedagógica, a orientação educacional e a equipe da biblioteca,
             seguindo um cronograma mensal, realizam, às quintas-feiras, apresentações relacionadas
             a um livro escolhido pelas séries no espaço do auditório. A escolha dos livros é realizada em
             consenso entre alunos e professores. As professoras e a equipe da biblioteca possibilitam
             às crianças o aprofundamento da literatura escolhida que se dará por meio de dramatiza-
             ções e diferentes apresentações do material escolhido. Conforme ocorre o enriquecimento
             relacionado ao material escolhido, as séries preparam uma apresentação (que ocorre por
             meio de musical, teatro, apresentação de teatro de fantoche, performance musical, dentre
             outros) para ser compartilhada com as demais séries envolvidas no projeto.
          •   Periodicidade: ao longo do ano.
          Carnalivros
          •   Unidade: Colégio Marista Diocesano
          •   Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
          •   Objetivo: reunir leitores para um baile de máscaras na biblioteca durante o intervalo
             estendido, favorecendo a aproximação dos estudantes com o espaço da biblioteca.
          •   Como fazer: A divulgação do projeto deverá ser feita com a ajuda de todos os professores
             em sala de aula. Os alunos que desejarem ter acesso ao baile deverão estar usando algum
             tipo de máscara, de preferência confeccionada por eles mesmos. Na entrada, receberão
             um número para participar do sorteio de um livro. Durante o evento, devem ser tocadas
             músicas carnavalescas e os alunos desfrutarão de uma biblioteca personalizada para a
             ocasião; haverá também um desfile com premiação para a máscara mais criativa.
          •   Periodicidade: proximidade com as festas de carnaval.
















                    Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola  47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52