Page 42 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 42

Viajante literário
          •   Unidade: Cemadipe
          •   Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
          •   Objetivo: despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura.
          •   Como fazer: os alunos levam para casa 1 livro literário, uma vez por semana, para lerem
             com a família e realizarem a atividade proposta. São disponibilizados recursos variados
             para o incentivo da prática literária; como geladeira literária, mala literária e atividades
             lúdicas, dramatizações, fantoches, palitoches, entre outros, em espaços diferenciados. Ao
             fim do projeto, há uma culminância com apresentações musicais, que podem abranger
             artes, dança e movimentos corporais, com apresentações artísticas, envolvendo todos os
             alunos e a comunidade.
          •   Periodicidade: ao longo do ano.

                                 Figura 26 - Uso de fantoche
                          Biblioteca Colégio Marista Padre Eustáquio (2022)




























                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.








           42  Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47