Page 42 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 42
Viajante literário
• Unidade: Cemadipe
• Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
• Objetivo: despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura.
• Como fazer: os alunos levam para casa 1 livro literário, uma vez por semana, para lerem
com a família e realizarem a atividade proposta. São disponibilizados recursos variados
para o incentivo da prática literária; como geladeira literária, mala literária e atividades
lúdicas, dramatizações, fantoches, palitoches, entre outros, em espaços diferenciados. Ao
fim do projeto, há uma culminância com apresentações musicais, que podem abranger
artes, dança e movimentos corporais, com apresentações artísticas, envolvendo todos os
alunos e a comunidade.
• Periodicidade: ao longo do ano.
Figura 26 - Uso de fantoche
Biblioteca Colégio Marista Padre Eustáquio (2022)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
42 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola