Page 40 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 40
Quem conta um conto aumenta um ponto
• Unidade: Escola Marista Champagnat de Iguatu
• Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
• Objetivo: conhecer e valorizar a literatura infantil como fonte de entretenimento e incentivo
à leitura.
• Como fazer: apresentar o projeto e objetivo dele às crianças, levar para sala livros de
autores diferentes, falar um pouco sobre o escritor de livros e quais os gêneros literários
mais conhecidos na Educação Infantil. No levantamento das hipóteses, listar com eles
quais os livros de histórias que já conhecem, sondar também o nome dos autores que eles
mais se familiarizam. Cada turma deverá escolher um autor para trabalhar desde a sua
biografia até as suas obras, explorando, contando histórias, recontando, dramatizando,
criando desenhos, trabalhando a leitura de imagem das capas, o nome das histórias, inter-
pretação das narrativas, pintura etc. É interessante preparar uma sacola literária para que
as crianças levem para casa livros de histórias infantis e possam partilhar da leitura com
seus familiares, depois em sala contar como foi a experiência com a família e partilhar da
leitura realizada com eles. Produzir um livro ou cartilha dos contos trabalhados, ou apre-
sentar uma dramatização de alguma das histórias com a qual eles tenham se familiarizado
mais. A culminância do projeto será com um chá literário, no qual as turmas apresentarão
os contos trabalhados para seus familiares.
• Periodicidade: ao longo do ano.
40 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola