Page 40 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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Quem conta um conto aumenta um ponto
          •   Unidade: Escola Marista Champagnat de Iguatu
          •   Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
          •   Objetivo: conhecer e valorizar a literatura infantil como fonte de entretenimento e incentivo
             à leitura.
          •   Como fazer: apresentar o projeto e objetivo dele às crianças, levar para sala livros de
             autores diferentes, falar um pouco sobre o escritor de livros e quais os gêneros literários
             mais conhecidos na Educação Infantil. No levantamento das hipóteses, listar com eles
             quais os livros de histórias que já conhecem, sondar também o nome dos autores que eles
             mais se familiarizam. Cada turma deverá escolher um autor para trabalhar desde a sua
             biografia até as suas obras, explorando, contando histórias, recontando, dramatizando,
             criando desenhos, trabalhando a leitura de imagem das capas, o nome das histórias, inter-
             pretação das narrativas, pintura etc. É interessante preparar uma sacola literária para que
             as crianças levem para casa livros de histórias infantis e possam partilhar da leitura com
             seus familiares, depois em sala contar como foi a experiência com a família e partilhar da
             leitura realizada com eles. Produzir um livro ou cartilha dos contos trabalhados, ou apre-
             sentar uma dramatização de alguma das histórias com a qual eles tenham se familiarizado
             mais. A culminância do projeto será com um chá literário, no qual as turmas apresentarão
             os contos trabalhados para seus familiares.
          •   Periodicidade: ao longo do ano.































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