Page 35 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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Convite de autores
Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre os estudantes e a troca de experiências.
Como fazer: a possibilidade de conhecer o autor de um livro pode ser um grande incentivo
para a leitura e para a prática de escrita. Não importa se é um escritor famoso ou um membro da
comunidade local: estudantes com dificuldade de escrever ou com curiosidade sobre o processo
da escrita podem se beneficiar do contato com um autor. Para a organização desse convite,
recomenda-se que os estudantes sejam incentivados a conhecer a biografia e bibliografia do
convidado, bem como a preparar perguntas para o momento do encontro. Durante a apresenta-
ção, podem ser promovidos debates entre autores, autores e estudantes ou autores e membros
da comunidade escolar. Além disso, a realização de sessão de fotos e autógrafos pode compor o
encerramento do momento. Para a escolha de um autor, sugere-se considerar a disponibilidade
de seus livros, a faixa etária para qual escreve, bem como a possibilidade de parcerias com
associações de escritores locais e editoras, especialmente a FTD.
Clube de Leitura
Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre estudantes, colaboradores, professores e pais
de alunos, visando a troca de experiências.
Como fazer: o Clube de Leitura deve ser formado a partir dos grupos de interesse e das obras a
serem trabalhadas. É possível ter um clube de leitura específico para cada grupo (por exemplo,
destinado aos estudantes, aos pais, aos professores e aos colaboradores da instituição) ou um
clube de leitura único para diferentes públicos. A estruturação do clube requer a definição de
um espaço para a realização dos encontros, a indicação da periodicidade dos encontros (por
exemplo, quinzenais ou mensais), a divulgação de um convite para o público-alvo e o processo
de escolha do livro a ser lido. Para sondar o interesse do público, um link de inscrição pode ser
enviado para a comunidade escolar. No dia da realização dos encontros, é importante criar um
roteiro para condução do momento. Além disso, para enriquecer a discussão, pode-se convidar
mediadores de leitura externos para facilitar e contribuir com o diálogo.
Conforme descrito neste Guia, as práticas e os projetos em prol da leitura não devem estar
vinculadas apenas ao componente de Língua Portuguesa. É fundamental que todos os demais
componentes curriculares e campos de experiência sejam envolvidos, de forma a garantir que
o processo de leitura seja vivenciado em toda a escola. Nesse sentido, a busca por diferentes
ações e estratégias será fundamental para colocar o projeto em prática, e a biblioteca é um
serviço essencial nesse processo.
As propostas de ações apresentadas a seguir são um resumo das atividades que foram
mapeadas, no ano de 2019, por meio da Partilha de Boas Práticas sobre projetos de leitura.
Elas foram elaboradas pelas equipes das unidades socioeducacionais, com envolvimento
direto de bibliotecários, professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área,
entre outros colaboradores. Algumas delas foram adaptadas para melhor se adequar ao
propósito deste Guia. A organização por segmento visa facilitar a adaptação dos recursos e
das práticas apresentadas.
No intuito de mantermos este documento sempre atualizado, novas propostas serão incorpo-
radas periodicamente, com a contribuição das unidades da rede.
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