Page 35 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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Convite de autores
          Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre os estudantes e a troca de experiências.
          Como fazer: a possibilidade de conhecer o autor de um livro pode ser um grande incentivo
          para a leitura e para a prática de escrita. Não importa se é um escritor famoso ou um membro da
          comunidade local: estudantes com dificuldade de escrever ou com curiosidade sobre o processo
          da escrita podem se beneficiar do contato com um autor. Para a organização desse convite,
          recomenda-se que os estudantes sejam incentivados a conhecer a biografia e bibliografia do
          convidado, bem como a preparar perguntas para o momento do encontro. Durante a apresenta-
          ção, podem ser promovidos debates entre autores, autores e estudantes ou autores e membros
          da comunidade escolar. Além disso, a realização de sessão de fotos e autógrafos pode compor o
          encerramento do momento. Para a escolha de um autor, sugere-se considerar a disponibilidade
          de seus livros, a faixa etária para qual escreve, bem como a possibilidade de parcerias com
          associações de escritores locais e editoras, especialmente a FTD.

          Clube de Leitura
          Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre estudantes, colaboradores, professores e pais
          de alunos, visando a troca de experiências.
          Como fazer: o Clube de Leitura deve ser formado a partir dos grupos de interesse e das obras a
          serem trabalhadas. É possível ter um clube de leitura específico para cada grupo (por exemplo,
          destinado aos estudantes, aos pais, aos professores e aos colaboradores da instituição) ou um
          clube de leitura único para diferentes públicos. A estruturação do clube requer a definição de
          um espaço para a realização dos encontros, a indicação da periodicidade dos encontros (por
          exemplo, quinzenais ou mensais), a divulgação de um convite para o público-alvo e o processo
          de escolha do livro a ser lido. Para sondar o interesse do público, um link de inscrição pode ser
          enviado para a comunidade escolar. No dia da realização dos encontros, é importante criar um
          roteiro para condução do momento. Além disso, para enriquecer a discussão, pode-se convidar
          mediadores de leitura externos para facilitar e contribuir com o diálogo.
          Conforme descrito neste Guia, as práticas e os projetos em prol da leitura não devem estar
          vinculadas apenas ao componente de Língua Portuguesa. É fundamental que todos os demais
          componentes curriculares e campos de experiência sejam envolvidos, de forma a garantir que
          o processo de leitura seja vivenciado em toda a escola. Nesse sentido, a busca por diferentes
          ações e estratégias será fundamental para colocar o projeto em prática, e a biblioteca é um
          serviço essencial nesse processo.
          As propostas de ações apresentadas a seguir são um resumo das atividades que foram
          mapeadas, no ano de 2019, por meio da Partilha de Boas Práticas sobre projetos de leitura.
          Elas foram elaboradas pelas equipes das unidades socioeducacionais, com envolvimento
          direto de bibliotecários, professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área,
          entre outros colaboradores. Algumas delas foram adaptadas para melhor se adequar ao
          propósito deste Guia. A organização por segmento visa facilitar a adaptação dos recursos e
          das práticas apresentadas.
          No intuito de mantermos este documento sempre atualizado, novas propostas serão incorpo-
          radas periodicamente, com a contribuição das unidades da rede.



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