Page 33 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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3. PROPOSTAS DE PROJETOS
INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS
DE LEITURA
A elaboração de um projeto de leitura implica o envolvimento de diversos atores na escola
e deve estar alinhada à proposta pedagógica e articulada com as diferentes demandas de
aprendizagem dos estudantes. De acordo com as Matrizes Curriculares para a Educação Básica
do Brasil Marista: linguagens códigos e suas tecnologias ((UMBRASIL, 2021, p.21)
O trabalho com projetos tem a pesquisa como princípios científicos e pedagógicos e a interdis-
ciplinaridade e a contextualização como princípio metodológico. O projeto pode derivar de um
eixo estruturante da área de conhecimento ou de objeto de estudo dos componentes curriculares.
As atividades são organizadas, com intuito de ressituar as concepções e as práticas educativas
na escola, buscando compreender e construir respostas possíveis diante das diversas faces do
conhecimento e das mudanças sociais.
O projeto deve incluir um cronograma de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Algumas delas serão pontuais e outras exigirão um tempo maior para serem planejadas, executadas
e avaliadas. Destacamos, a seguir, algumas práticas institucionais para o incentivo da leitura
crítica, a troca de saberes e a valorização de espaços de leitura. Elas podem ser reproduzidas em
variados segmentos, envolvendo professores de diversas áreas, junto à equipe de biblioteca e/ou
sala de leitura. As unidades que já realizam tais práticas deverão explorar outras possibilidades
e avançar cada vez mais com os projetos de leitura. Para aquelas que ainda não o fazem, as
sugestões a seguir deverão servir como ponto de partida.
Leitor Destaque
Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre os estudantes e a troca de experiências.
Como fazer: o Leitor Destaque pode ser realizado por trimestre ou semestre, de modo que haja
tempo hábil para que os estudantes desfrutem das leituras escolhidas. Antes do início do
período, recomenda-se que sejam partilhados os critérios para a eleição do leitor destaque.
Tais critérios podem se basear no total de livros emprestados para o estudante na etapa,
realização das atividades de produção textual propostas pelos professores, reconto de histórias
lidas em sala ou na biblioteca, feedback dos pais sobre a leitura
dos livros, participação e engajamento do estudante nas ativi-
dades propostas. Ressalta-se que o incentivo não deve ser dire-
cionado para a quantidade, mas, sim, para a qualidade da leitura
e das trocas possíveis a partir do material lido. Uma estratégia
para mensurar essa leitura e fomentar a troca é a realização
de blogs ou murais compartilhados, nos quais os estudantes
podem postar suas opiniões e conhecer as impressões dos
demais colegas (exemplo de mural colaborativo realizado pela
unidade Marista Padre Eustáquio em: https://bit.ly/biblioteca-
digitalexemplo22 e no QR Code a seguir).
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