Page 33 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
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3.  PROPOSTAS DE PROJETOS

               INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS
               DE LEITURA

          A elaboração de um projeto de leitura implica o envolvimento de diversos atores na escola
          e deve estar alinhada à proposta pedagógica e articulada com as diferentes demandas de
          aprendizagem dos estudantes. De acordo com as Matrizes Curriculares para a Educação Básica
          do Brasil Marista: linguagens códigos e suas tecnologias ((UMBRASIL, 2021, p.21)

          O trabalho com projetos tem a pesquisa como princípios científicos e pedagógicos e a interdis-
          ciplinaridade e a contextualização como princípio metodológico. O projeto pode derivar de um
          eixo estruturante da área de conhecimento ou de objeto de estudo dos componentes curriculares.
          As atividades são organizadas, com intuito de ressituar as concepções e as práticas educativas
          na escola, buscando compreender e construir respostas possíveis diante das diversas faces do
          conhecimento e das mudanças sociais.
          O projeto deve incluir um cronograma de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.
          Algumas delas serão pontuais e outras exigirão um tempo maior para serem planejadas, executadas
          e avaliadas. Destacamos, a seguir, algumas práticas institucionais para o incentivo da leitura
          crítica, a troca de saberes e a valorização de espaços de leitura. Elas podem ser reproduzidas em
          variados segmentos, envolvendo professores de diversas áreas, junto à equipe de biblioteca e/ou
          sala de leitura. As unidades que já realizam tais práticas deverão explorar outras possibilidades
          e avançar cada vez mais com os projetos de leitura. Para aquelas que ainda não o fazem, as
          sugestões a seguir deverão servir como ponto de partida.

          Leitor Destaque
          Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre os estudantes e a troca de experiências.
          Como fazer: o Leitor Destaque pode ser realizado por trimestre ou semestre, de modo que haja
          tempo hábil para que os estudantes desfrutem das leituras escolhidas. Antes do início do
          período, recomenda-se que sejam partilhados os critérios para a eleição do leitor destaque.
          Tais critérios podem se basear no total de livros emprestados para o estudante na etapa,
          realização das atividades de produção textual propostas pelos professores, reconto de histórias
          lidas em sala ou na biblioteca, feedback dos pais sobre a leitura
          dos livros, participação e engajamento do estudante nas ativi-
          dades propostas. Ressalta-se que o incentivo não deve ser dire-
          cionado para a quantidade, mas, sim, para a qualidade da leitura
          e das trocas possíveis a partir do material lido. Uma estratégia
          para mensurar essa leitura e fomentar a troca é a realização
          de blogs ou murais compartilhados, nos quais os estudantes
          podem postar suas opiniões e conhecer as impressões dos
          demais colegas (exemplo de mural colaborativo realizado pela
          unidade Marista Padre Eustáquio em: https://bit.ly/biblioteca-
          digitalexemplo22 e no QR Code a seguir).




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