Page 34 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 34

A indicação do Leitor Destaque pode ser feita com uma celebração, com entrega de certifica-
          dos,  conforme exemplo realizado no Colégio Marista Maceió:
             5
                Figura 15 - Premiação do “Leitor Destaque” no Colégio Marista Maceió (2022)






















                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
          O modelo de certificado está disponível no anexo.


          Jornal literário temático virtual

          Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre os estudantes e a troca de experiências.
          Como fazer: a elaboração de um jornal literário pode ser feita de forma articulada a diversos

          componentes curriculares, com temáticas específicas relacionadas ao acervo da biblioteca.
          Por exemplo, durante um semestre em que os estudantes aprendem sobre o universo e o
          movimento dos astros, pode ser promovido um jornal sobre os livros relacionados a esse tema
          disponíveis na unidade. Dessa forma, professores de compo-
          nentes variados fomentam a leitura de materiais diversos e a
          pesquisa para além do material didático. Exemplo de jornal on-
          line para divulgação de acervo local e clube do livro realizado
          pela Unidade Marista de Águas Claras em: https://bit.ly/exem-
          plojornalvirtual22 e no QR Code a seguir).





          5   O modelo de certificado está disponível no anexo.



           34  Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39