Page 34 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 34
A indicação do Leitor Destaque pode ser feita com uma celebração, com entrega de certifica-
dos, conforme exemplo realizado no Colégio Marista Maceió:
5
Figura 15 - Premiação do “Leitor Destaque” no Colégio Marista Maceió (2022)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
O modelo de certificado está disponível no anexo.
Jornal literário temático virtual
Objetivo: valorizar o hábito de leitura entre os estudantes e a troca de experiências.
Como fazer: a elaboração de um jornal literário pode ser feita de forma articulada a diversos
componentes curriculares, com temáticas específicas relacionadas ao acervo da biblioteca.
Por exemplo, durante um semestre em que os estudantes aprendem sobre o universo e o
movimento dos astros, pode ser promovido um jornal sobre os livros relacionados a esse tema
disponíveis na unidade. Dessa forma, professores de compo-
nentes variados fomentam a leitura de materiais diversos e a
pesquisa para além do material didático. Exemplo de jornal on-
line para divulgação de acervo local e clube do livro realizado
pela Unidade Marista de Águas Claras em: https://bit.ly/exem-
plojornalvirtual22 e no QR Code a seguir).
5 O modelo de certificado está disponível no anexo.
34 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola