Page 36 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 36

3.1 Partilha de projetos diversificados da educação infantil e 1º ano do ensino
          fundamental
          Ler Escrever e Viver
          •   Unidade: Colégio Marista Champagnat
          •   Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
          •   Objetivo: consolidar o trabalho das professoras regentes na estimulação e promoção da
             leitura no cotidiano escolar.

          Como fazer: a competência leitora e escritora dos estudantes será desenvolvida por meio
          da promoção de situações significativas de leitura e de escrita a partir de contato intenso e
          sistematizado dos estudantes com diferentes gêneros textuais. Trabalhar não apenas a partir
          da leitura de livros literários, mas explorar todos os suportes de leitura com os quais eles se
          deparam no dia a dia, a fim de que os estudantes possam ver a leitura como um hábito cotidiano
          e prazeroso e não apenas como uma tarefa escolar. Ações que podem ser desenvolvidas:
          •   Leitura compartilhada: atividade diária, conduzida pela professora, na qual os estudantes
             iniciarão suas atividades com uma leitura compartilhada de livros de diferentes gêneros
             textuais. Os estudantes, assim como o(a) professor(a) também deverão fazer a leitura da obra.
          •   Visita à biblioteca: cada turma terá um agendamento quinzenal, quando os estudantes
             farão empréstimo e devolução dos livros, bem como vivenciarão experiências lúdico-literárias
             planejadas previamente pela equipe da biblioteca (por exemplo, encontro com autores).
          •   Sacola literária: semanalmente, o estudante levará para casa a sacola literária com um
             livro escolhido por ele. Os livros são da biblioteca do colégio e da sala de aula. A atividade
             tem por objetivo fomentar a leitura em família.
          •   Seminário Infantil: semanalmente, um estudante apresentará, por meio de seminário, a
             história do livro que leu com a família.
          •   Família na Escola: as famílias são convidadas a contarem histórias com seus filhos no colégio.
          •   Periodicidade: durante todo o ano.



















           36  Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41