Page 38 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 38
Ouvindo e contando, estou só começando
• Unidade: Colégio Marista Maceió
• Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
• Objetivo: estimular a leitura entre as crianças por meio da contação de histórias.
• Como fazer: organizar atividades que trabalhem com a oralidade, por meio de contação de
histórias, rodízio de livros, encenação de contos, produção de histórias escritas com a ajuda
do professor, manuseio de livros diversos, exploração de diversos gêneros textuais identi-
ficando a estrutura composicional do texto, dramatização com fantoches, entre outras. A
culminância pode ser feita na reunião de pais com a apresentação das imagens dos traba-
lhos realizados (imagens coletadas ao longo da execução do projeto), entrega dos trabalhos
confeccionados e apresentações realizadas pelas turmas.
• Periodicidade: pode ser realizado de junho a outubro.
Figura 19 - Atividade Ouvindo e Cantando, estou só começando
Biblioteca Colégio Marista Maceió (2019)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
Figura 20 - Atividade Ouvindo e Cantando, estou só começando
Biblioteca Colégio Marista Maceió (2019)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
38 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola