Page 38 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 38

Ouvindo e contando, estou só começando
          •   Unidade: Colégio Marista Maceió
          •   Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
          •   Objetivo: estimular a leitura entre as crianças por meio da contação de histórias.
          •   Como fazer: organizar atividades que trabalhem com a oralidade, por meio de contação de
             histórias, rodízio de livros, encenação de contos, produção de histórias escritas com a ajuda
             do professor, manuseio de livros diversos, exploração de diversos gêneros textuais identi-
             ficando a estrutura composicional do texto, dramatização com fantoches, entre outras. A
             culminância pode ser feita na reunião de pais com a apresentação das imagens dos traba-
             lhos realizados (imagens coletadas ao longo da execução do projeto), entrega dos trabalhos
             confeccionados e apresentações realizadas pelas turmas.
          •   Periodicidade: pode ser realizado de junho a outubro.

                     Figura 19 - Atividade Ouvindo e Cantando, estou só começando
                             Biblioteca Colégio Marista Maceió (2019)














                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.

                     Figura 20 - Atividade Ouvindo e Cantando, estou só começando
                             Biblioteca Colégio Marista Maceió (2019)












                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.




           38  Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43