Page 48 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 48
Figura 34 - Carnalivros 2019 – Biblioteca Colégio Marista Diocesano
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
Figura 35 - Carnalivros 2019 – Biblioteca Colégio Marista Diocesano
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
Leitura em Ação
• Unidade: Colégio Marista Pio XII
• Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais
• Objetivo: estimular e promover a leitura.
• Como fazer: as aulas de leitura deverão acontecer no ambiente da biblioteca, pelo menos
uma vez por mês, e em outros ambientes dentro da escola, com carga horária de 50 minutos.
Essas aulas serão ministradas pelos educadores e acompanhadas pela equipe da biblioteca.
Antes de dar início às atividades programadas, é preciso que o educador procure a biblio-
teca para a seleção dos materiais. É importante realizar o registro das aulas nos seguintes
modos: fotos, vídeos, gravações, e o armazenamento de materiais como: cartazes, figurinos,
livros criados e confeccionados com músicas, poemas, mensagens, notícias e outros textos.
É fundamental que as atividades realizadas dentro do espaço da biblioteca contem com a
presença do professor.
• Periodicidade: ao longo do ano.
48 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola