Page 50 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 50
Figura 39 - Estudantes do 3º ano em atividade de leitura
Biblioteca Colégio Marista Colatina (2022)
Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.
Circuito da leitura
• Unidade: Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré
• Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
• Objetivo: promover ações de incentivo ao hábito da leitura para o desenvolvimento da
oralidade, da percepção fonética e da escrita espontânea.
• Como fazer: durante todo o ano letivo, os alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino
Fundamental participam do projeto. As turmas têm um dia especial na semana para visitação
e para realizar empréstimos de livros, segundo a sua faixa etária, na biblioteca do Colégio.
Os livros emprestados seguem com os alunos para casa na sexta-feira, para a realização
das leituras no final de semana com a família. Como forma de enfatizar o movimento leitor
e favorecer ao aluno momentos de reflexão e análise sobre os livros levados para leitura,
deverão ser realizados, em todas as segundas-feiras, o retorno dos livros e a partilha das
informações lidas nas rodas de conversa, sempre no início das aulas. O projeto pode contar,
ainda, com a participação das famílias. Elas são convidadas a contarem a história de um dos
livros, que serão trabalhados em sala de aula. Os pais tomam conhecimento do livro e se
organizam para apresentá-lo aos filhos na escola.
• Periodicidade: ao longo do ano.
50 Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola