Page 50 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 50

Figura 39 - Estudantes do 3º ano em atividade de leitura
                            Biblioteca Colégio Marista Colatina (2022)



















                               Fonte: acervo do Marista Centro-Norte.

          Circuito da leitura
          •   Unidade: Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré
          •   Público-alvo: Estudantes da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
          •   Objetivo: promover ações de incentivo ao hábito da leitura para o desenvolvimento da
             oralidade, da percepção fonética e da escrita espontânea.
          •   Como fazer: durante todo o ano letivo, os alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino
             Fundamental participam do projeto. As turmas têm um dia especial na semana para visitação
             e para realizar empréstimos de livros, segundo a sua faixa etária, na biblioteca do Colégio.
             Os livros emprestados seguem com os alunos para casa na sexta-feira, para a realização
             das leituras no final de semana com a família. Como forma de enfatizar o movimento leitor
             e favorecer ao aluno momentos de reflexão e análise sobre os livros levados para leitura,
             deverão ser realizados, em todas as segundas-feiras, o retorno dos livros e a partilha das
             informações lidas nas rodas de conversa, sempre no início das aulas. O projeto pode contar,
             ainda, com a participação das famílias. Elas são convidadas a contarem a história de um dos
             livros, que serão trabalhados em sala de aula. Os pais tomam conhecimento do livro e se
             organizam para apresentá-lo aos filhos na escola.
          •   Periodicidade: ao longo do ano.









           50  Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55