Page 58 - Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
P. 58

REFERÊNCIAS


          BRÄKLING, Katia. Leitura do mundo, leitura da palavra, leitura proficiente: qual é a coisa que
          esse nome chama? Revista Aprender Juntos. São Paulo – SP: Edições SM, 2008. Disponível em:
          https://www.academia.edu/18101789/Leitura_do_mundo_leitura_da_palavra_leitura_profi-
          ciente_qual_%C3%A9_a_coisa_que_esse_nome_chama. Acesso em: 31 jul. 2022.
          BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://bit.
          ly/2uLz78O. Acesso em: 10 jul. 2022.
          CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino
          fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em:
          https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH/?format=pdf&lang=pt.
          Acesso em: 31 jul. 2022.
          COLELLO, Silvia M. Gasparian. Concepções de leitura e implicações pedagógicas. International
          Studies on Law and Education. p. 47-52, jan./jun. 2010. Disponível em: https://bit.ly/3hWXv0M.
          Acesso em: 22 jul. 2021.
          CORACINI. M. J. R. F. Concepções de leitura na (pós) modernidade. In: LIMA, Regina Célia de C.
          P. (org.). Leitura: múltiplos olhares. Campinas – SP: Mercado de Letras. p. 15-44. Disponível em:
          https://bit.ly/3wWBt2u. Acesso em: 10 jul. 2021.
          FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da educação midiática.
          São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
          FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo:
          Autores Associados: Cortez, 1989.
          KLEIMAN, Ângela B.; MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos
          projetos da escola. Campinas: Mercado das Letras, 1999.
          LANDRY, Fabien. São Marcelino Champagnat: 85 capítulos: 450 de seus pensamentos. Tradutor:
          Heitor Pedro Scomazzon. Brasília, DF: UMBRASIL, 2016. Disponível em: https://umbrasil.
          org.br/wp-content/uploads/2016/08/Marcelino-Champagnat-85-Cap%c3%83%c2%adtulos_
          V13jun.pdf. Acesso em 31 jul. 2022.
          LEAL, Sandra do Rocio Ferreira; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A importância do ato de
          ler: aproximações e distanciamentos teórico-metodológicos em Paulo Freire. Pro-Posições, v.
          30, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3jpEp2T. Acesso em: 20 jul. 2021.
          MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura. São
          Paulo: Companhia das Letras, 2011.
          MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR. Disponível em:  https://bit.
          ly/3yIUeJy. Acesso em: 19 jul. 2022.




           58  Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63