Page 164 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 164

6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
                             CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
                      6º Ano do Ensino Fundamental – 2ª etapa – Units 4, 5, 6


               2ª ETAPA               HABILIDADES INTERDISCIPLINARES


                            (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes vi-
                            suais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
                            individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais,
                            instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
                            Apreciar espaços que promovam a fruição em arte, valorizan-
           UNIT 4 – YOU ARE   do a função de todos os envolvidos na promoção dos espaços.
           WHAT YOU EAT     (Matriz Arte).
           CLIL Project: THE   Discutir as questões pertinentes à manutenção da existência
           ART PROJECT – A
           food truck menu   humana como saúde, nutrição, reprodução e a própria intera-
                            ção com o ambiente [...] (Matriz Marista Ciências da Natureza).
                            Explorar a relação das práticas corporais e os cuidados com a
                            saúde emocional, física e mental para a qualidade de vida do
                            sujeito. (Matriz Marista Linguagens – componente curricular:
                            educação física).

                            Pesquisar estilos de roupas.
                            Entender as diferenças culturais nas formas de se vestir. (Cam-
                            bridge – Project Book)
           UNIT 5 – WHAT’S
           YOUR STYLE?      Estabelecer uma relação entre os conceitos de cultura, tempo e
           The Culture Project:   memória no estudo cultural e social de diferentes povos (Ma-
                            triz Marista Ciências Humanas - História). Investigar as diferen-
           A lookbook       ças culturais relacionadas ao vestuário.
                            Geografia = Investigar continentes / regiões e povos com suas
                            respectivas culturas e vestuário.



                            Conhecer  o contexto histórico,  cultural e social das  práticas
           UNIT 6 – SPORTS   corporais, reconhecer os elementos estruturantes que as ca-
           FOR LIFE         racterizam. (Matriz Educação Física)
           CLIL Project: THE   (EF67EF07) Propor e produzir alternativas para experimenta-
           P.E PROJECT – An   ção dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comuni-
           information leaflet
                            dade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.





          164  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   159   160   161   162   163   164   165   166   167   168   169