Page 164 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 164
6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
6º Ano do Ensino Fundamental – 2ª etapa – Units 4, 5, 6
2ª ETAPA HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes vi-
suais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo
individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais,
instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
Apreciar espaços que promovam a fruição em arte, valorizan-
UNIT 4 – YOU ARE do a função de todos os envolvidos na promoção dos espaços.
WHAT YOU EAT (Matriz Arte).
CLIL Project: THE Discutir as questões pertinentes à manutenção da existência
ART PROJECT – A
food truck menu humana como saúde, nutrição, reprodução e a própria intera-
ção com o ambiente [...] (Matriz Marista Ciências da Natureza).
Explorar a relação das práticas corporais e os cuidados com a
saúde emocional, física e mental para a qualidade de vida do
sujeito. (Matriz Marista Linguagens – componente curricular:
educação física).
Pesquisar estilos de roupas.
Entender as diferenças culturais nas formas de se vestir. (Cam-
bridge – Project Book)
UNIT 5 – WHAT’S
YOUR STYLE? Estabelecer uma relação entre os conceitos de cultura, tempo e
The Culture Project: memória no estudo cultural e social de diferentes povos (Ma-
triz Marista Ciências Humanas - História). Investigar as diferen-
A lookbook ças culturais relacionadas ao vestuário.
Geografia = Investigar continentes / regiões e povos com suas
respectivas culturas e vestuário.
Conhecer o contexto histórico, cultural e social das práticas
UNIT 6 – SPORTS corporais, reconhecer os elementos estruturantes que as ca-
FOR LIFE racterizam. (Matriz Educação Física)
CLIL Project: THE (EF67EF07) Propor e produzir alternativas para experimenta-
P.E PROJECT – An ção dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comuni-
information leaflet
dade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.
164 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue