Page 168 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 168

6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais

                             CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
                       6º Ano do Ensino Fundamental – 3ª etapa – Units 7, 8, 9


               3ª ETAPA               HABILIDADES INTERDISCIPLINARES



                            Identificar informações implícitas e explícitas no texto e no
                            contexto, para o reconhecimento de intencionalidades.
                            Relacionar linguagem verbal e não verbal na produção dos
                            sentidos veiculados em textos multimodais.
           UNIT 7 – AMAZING   (Matriz Língua Portuguesa)
           ANIMALS
           The Culture Project:   Constatar que os seres vivos estão em contínua relação com
           A scrapbook      indivíduos da mesma espécie e/ou de espécies diferentes das
                            quais resultam benefícios (ex.: sociedade, mutualismo, comen-
                            salismo) ou prejuízos (ex.: predatismo, parasitismo, competi-
                            ção)
                            (Matriz Marista Ciências da Natureza).




           UNIT 8 – LOST
           AND FOUND        Estabelecer uma relação entre os conceitos de cultura, tempo e
           CLIL Project: The   memória no estudo cultural e social de diferentes povos.
           history project – An   (Matriz História)
           interview







           UNIT 9 – SUMMER   Pesquisar informações e usar um spidergram para organizá-
           FUN              -las.
           The Culture Project:    Construir um template para uma webpage e preparar cada ses-
           A webpage        são. (Cambridge – Project Book)








          168  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172   173