Page 172 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 172

7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
                             CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
                       7º Ano do Ensino Fundamental – 1ª etapa – Units 1, 2, 3

               1ª ETAPA               HABILIDADES INTERDISCIPLINARES


                            (EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha
           UNIT 1 – WHAT    de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de ima-
           ARE YOU DOING?   gens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco,
           Project: Around   cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reitera-
           the World – A    ção, complementação ou oposição) etc., em notícias, reporta-
           storyboard for an   gens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios
           advert           publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas,
                            sites na internet etc.

           UNIT 2- OUT OF   Pesquisar objetos históricos e encontrar imagens deles.
           THE PAST         Escrever textos sobre esses objetos com fatos e datas para ex-
           Project CLIL: The
           History project – a   posição no museu. (Cambridge – Project Book)
           museum display
                            (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – sele-
                            cionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a
                            diferentes objetivos, levando em conta características dos gê-
                            neros e suportes –, romances infantojuvenis, contos popula-
                            res, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas,
                            narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas,
                            autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de
                            forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), videopoemas, poe-
                            mas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto
                            lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
                            Fazer a conexão entre histórias da cultura popular de diversos
           UNIT 3 – WHAT’S   lugares do mundo.
           THE STORY        Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos multi-
           Project: Around the   modais utilizados com a finalidade de influenciar comporta-
           World – A comic   mentos e hábitos.
           strip
                            (Matriz Língua Portuguesa)
                            Produzir textos literários e não literários, multimodais e tradi-
                            cionais, adequados aos objetivos propostos (tema/estrutura/
                            suporte) e à função social do gênero em estudo.
                            (Matriz Língua Portuguesa)
                            As obras, sites, textos devem contemplar escritores de diversos
                            países, novas visões de mundo, percepções, alegrias, dificulda-
                            des e subjetividades diferentes, a fim de promover o Letramen-
                            to Crítico e a ampliação do repertório cultural.





          172  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   167   168   169   170   171   172   173   174   175   176   177