Page 172 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 172
7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
7º Ano do Ensino Fundamental – 1ª etapa – Units 1, 2, 3
1ª ETAPA HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha
UNIT 1 – WHAT de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de ima-
ARE YOU DOING? gens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco,
Project: Around cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reitera-
the World – A ção, complementação ou oposição) etc., em notícias, reporta-
storyboard for an gens, fotorreportagens, fotodenúncias, memes, gifs, anúncios
advert publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas,
sites na internet etc.
UNIT 2- OUT OF Pesquisar objetos históricos e encontrar imagens deles.
THE PAST Escrever textos sobre esses objetos com fatos e datas para ex-
Project CLIL: The
History project – a posição no museu. (Cambridge – Project Book)
museum display
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – sele-
cionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a
diferentes objetivos, levando em conta características dos gê-
neros e suportes –, romances infantojuvenis, contos popula-
res, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas,
narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas,
autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de
forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), videopoemas, poe-
mas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto
lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Fazer a conexão entre histórias da cultura popular de diversos
UNIT 3 – WHAT’S lugares do mundo.
THE STORY Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos multi-
Project: Around the modais utilizados com a finalidade de influenciar comporta-
World – A comic mentos e hábitos.
strip
(Matriz Língua Portuguesa)
Produzir textos literários e não literários, multimodais e tradi-
cionais, adequados aos objetivos propostos (tema/estrutura/
suporte) e à função social do gênero em estudo.
(Matriz Língua Portuguesa)
As obras, sites, textos devem contemplar escritores de diversos
países, novas visões de mundo, percepções, alegrias, dificulda-
des e subjetividades diferentes, a fim de promover o Letramen-
to Crítico e a ampliação do repertório cultural.
172 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue