Page 177 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 177
7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
7º Ano do Ensino Fundamental – 2ª etapa – Units 4, 5, 6
2ª ETAPA HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
UNIT 4 – THE BEST Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilida-
THINGS IN LIFE de, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
ARE FREE com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sus-
CLIL Project – THE tentáveis e solidários. (Competência 10 BNCC)
SOCIAL STUDIES Propor práticas solidárias e sustentáveis na resolução de desi-
PROJECT: A Poster gualdades socioeconômicas
How to agree as a e territoriais brasileiras. (Matriz Geografia)
group.
Usar ferramentas digitais. (Cambridge Life Competencies)
Convencer o público sobre a proposta apresentada. (Cambrid-
ge Life Competencies)
Realizar pesquisa com ética e respeito aos direitos. (Cambridge
UNIT 5 – DREAM Life Competencies)
HOUSES autorais por meio de tecnologias digitais da
The Culture Project comunicação e informação. (Matriz Língua Portuguesa)
– A digital poster
Extra tip: possiblidade de projeto: Different houses around the
world / why are they different? Is the difference relate to the
weather? Or due to the social/ economy? It´s important to ex-
pand the vision that the book brings, this way discuting ther
global competencies.
UNIT 6 – HIDDEN (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catás-
DANGER trofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológi-
CLIL Project: The cos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, po-
science project – dendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração
Desert Survival: an de hábitos, migração etc.
information leaflet
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 177 4ª Edição 177