Page 181 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 181
7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais
CULTURE PROJECTS / CLIL PROJECTS
7º Ano do Ensino Fundamental – 3ª etapa – Units 7, 8, 9
3ª ETAPA HABILIDADES INTERDISCIPLINARES
Analisar a relevância da geometria espacial, fazendo inferên-
cias sobre a sua utilização em diversas situações do mundo
físico e áreas do conhecimento. (Matriz Matemática)
Investigar e representar as vistas de figuras espaciais, amplian-
do a ideia de espaço.
UNIT 7 – GET CON- Observar diferentes espaços exteriores e interiores, constatar
NECTED a presença de elementos e propriedades geométricas, traçar
The Culture Project: mapas, croquis e plantas baixas e utilizá-los para descrever as-
A 3D ROOM PLAN pectos do mundo físico. (Matriz Matemática)
Fazer construções geométricas a partir da observação e análise
de objetos e construções do mundo físico e utilizar instrumen-
tos de desenho e medida e tecnologias digitais, para ampliar a
compreensão das propriedades geométricas.
(Matriz Matemática)
UNIT 8 – HIGH- (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da
-FLYERS noção de tempo e de periodização dos processos históricos
CLIL Project: THE (continuidades e rupturas).
DESIGN AND TE- Criar uma linha do tempo.
CHNOLOGY – A
timeline Usar ferramentas tecnológicas. (Cambridge)
Analisar usos sociais das diversas linguagens características da
cultura digital. (Matriz Língua Portuguesa)
UNIT 9 – SHOW Analisar estratégias de planejamento para a escrita e reescrita
YOUR MOVES textual de diferentes gêneros e modalidades na promoção do
The Culture Project: multiletramento.
A webpage (Matriz Língua Portuguesa)
Extra tip: expandir a discussão para a investigação de diferen-
tes ritmos ao redor do mundo.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 181 4ª Edição 181