Com um mundo cada vez mais conectado, ser fluente em um segundo idioma deixou de ser diferencial e passou a ser pré-requisito para quem deseja conquistar melhores oportunidades de trabalho, expandir negócios, ter contato com outras culturas e ampliar o conhecimento. Quem começa a perceber essa necessidade consegue sair na frente. 
 
É por isso que o inglês se destaca. Considerado a língua universal, é o idioma mais usado no mundo em publicações, notícias, livros, comércio internacional, entretenimento de massa e na diplomacia. Para se ter uma ideia, segundo o site de recrutamento Catho, o salário do profissional com fluência em inglês pode aumentar em mais de 70%. 

Diante desse cenário, escolas voltadas à aquisição do segundo idioma são as mais procuradas por pais que buscam educação de excelência e preparação focada no futuro dos filhos.  

O aprendizado da língua inglesa deve ocorrer de maneira natural e inserida no contexto do dia a dia das crianças e dos adolescentes. Na Educação Infantil, pode estar presente durante as primeiras experimentações e projetos que utilizam o inglês como ferramenta para a construção do conhecimento. No Ensino Fundamental e Ensino Médio, o inglês faz conexão com as disciplinas ofertadas e o aluno começa a construir um senso lógico. 

Os benefícios da inclusão do segundo idioma, principalmente no início da jornada escolar, são muitos. Confira alguns deles: 

1. Garante domínio do idioma 

Muito mais do que ter aulas de inglês, focadas em gramática e estrutura de frases, o aluno precisa pensar em outro idioma. É um exercício constante, estimulado por vários recursos, como livros, filmes, músicas e conversação. Com os estímulos corretos, o estudante garante boa fluência e habilidades para utilizar o idioma na sua rotina.  

2.  Desenvolve habilidades socioemocionais  

Em contato com outro idioma, o aluno explora outras culturas, aprende a lidar com desafios, fortalece o pensamento criativo, aguça a comunicação e tem mais facilidade de socialização.  

3. Melhora o desempenho  

O aluno adquire maior capacidade de concentração e memória, desempenha melhor as tarefas, aumenta o foco, o pensamento lógico. 

4. Mais oportunidades no futuro 

Durante sua trajetória, o aluno perceberá que o inglês pode ser um grande facilitador. Nos estudos, não terá dificuldade em consultar fontes em outro idioma. Permitirá fazer intercâmbio e cursar uma faculdade no exterior. Em algumas especializações e processos seletivos, exige-se a proficiência em inglês, o que não será uma barreira para esse estudante. No aspecto profissional, os recrutadores valorizam cada vez mais essa habilidade, oferecendo vagas com melhores salários e com maiores chances de crescimento.