Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio já é realidade no Marista. Conheça as novidades já implementadas no currículo do segmento:

A preparação para a universidade, com conteúdo de qualidade e resultados nos vestibulares e Enem, caminha junto com valores como respeito e compromisso com a sociedade. Assim, lidamos com entrada no ensino superior. Mais do que provas, é conquista que faz parte de um projeto de vida. Simulados para o Enem, oficinas de redação, projetos de internacionalidade e olimpíadas de conhecimento são algumas as ações empreendidas nessa etapa.

Além disso, estamos prontos para o Novo Ensino Médio em todos os colégios da rede. A instituição lançou o guia com orientações aos colégios e formou as equipes. Dentre as novidades do currículo, estão a ampliação da carga horária para 1.400 horas anuais e a adoção dos blocos de Formação Geral Básica (FGB), que prevê aprendizagens essenciais para os estudantes, a Formação Interdisciplinar Comum, que as aprofunda, e a Formação Interdisciplinar Optativa, na qual o aluno terá a oportunidade de escolher áreas do conhecimento que mais dialogam com o seu projeto de vida.

Confira as novidades:

Formação Geral Básica (FGB)

Abordagem curricular por componente com foco no desenvolvimento das habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São ofertados os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa (incluindo Literatura e Produção Textual), Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática.

Formação Interdisciplinar Comum (FIC)

Apresenta um aprofundamento das habilidades e competências trabalhadas na FGB por área de conhecimento. Contempla: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.

Formação Interdisciplinar Optativa (FIO)

Bloco flexível de escolha dos estudantes. Apresenta aprendizagens temáticas em conformidade com as áreas de conhecimento e em torno dos eixos estruturantes de Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Social e Empreendedorismo. Aqui, o Projeto de Vida do estudante será promovido, bem como sua autonomia e protagonismo.

Além disso, o Marista oferece componentes curriculares que apoiam a escolha vocacional e preparação dos estudantes em acordo com o Projeto de Vida. São elas:

  • Interioridade e Projeto de Vida: oferece imersão em autoconhecimento, reflexão e autonomia.
  • Processos Formativos: visa proporcionar aprofundamento da metacognição e da aprendizagem significativa. Oferece organização de rotina de estudos, participação nas plataformas educacionais, estudo de editais, escolhas vocacionais por meio da plataforma Minha Escolha da FTD e outras propostas que convergem com as decisões de vida dos estudantes.

Diferenciais

Preparação para avalições em larga escala

A proposta para a preparação dos nossos estudantes inclui a aplicação de simulados modelo ENEM em parceria com a FTD Educação, Estuda.com e a plataforma Evolucional. Nossos estudantes são preparados para as avaliações externas contemplando também a ambiência e tranquilidade para o dia de provas.

Produção Textual

Por meio de uma Diretriz de Produção Textual própria, buscamos ampliar o repertório e o senso crítico dos estudantes, além de contribuir para a formação cidadã e preparação para os principais certames, como o Enem e os vestibulares tradicionais. A produção textual, com monitorias e correção de professores, busca desenvolver as competências relacionadas à escrita dos principais gêneros cobrados em avaliações.

Resultados Acadêmicos

A preparação para a universidade e a formação humana andam juntas nos Colégios Maristas. O ingresso no Ensino Superior é mais do que a conclusão de uma etapa, é uma conquista atrelada ao projeto de vida dos nossos estudantes. No último ano, contabilizamos mais de 1.500 aprovações em universidades públicas, privadas e internacionais.

Solidariedade e Voluntariado

A participação dos estudantes do Ensino Médio em projetos de solidariedade e voluntariado, contribuem com a ampliação do exercício cidadão, a responsabilidade, a empatia e a sensibilidade com aqueles que mais necessitam. Os estudantes vivenciam a transformação social numa perspectiva cristã a partir de projetos de intervenção sociais promovidos por nossa Matriz Curricular.

Além dos Itinerários de formação Interdisciplinar Optativa (FIO), nossos estudantes da 1ª e 2ª séries podem escolher duas (02) disciplinas eletivas anuais EaD, sendo uma por semestre, em parceria com a Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Confira as opções:

Unidades curriculares ofertadas pela PUCRS em 2024
1ª série - Ensino Médio
1º semestre - 2024 2º semestre 2024
Negócios Digitais Criatividade
Influenciadores e Estratégia de Marketing Roteiro, Produção, Direção e Edição de
Vídeos para Youtube
Unidades curriculares ofertadas pela PUCRS em 2024
2ª série - Ensino Médio
1º semestre - 2024 2º semestre 2024
Introdução ao Mercado Financeiro
e de Capitais
Artes e Linguagens Visuais
Sustentabilidade Cultura Digital
Na 3ª série, nossos estudantes são convidados a realizar, também em EaD, uma trilha formativa personalizada, a Jornada EaD. Esse componente curricular, oferecido em parceria com a Evolucional, proporciona aprendizagem individualizada, com base nos pontos a melhorar dos simulados realizados na plataforma e considera a escolha de carreira dos estudantes.

NOVIDADE na 3ª série do Ensino Médio: itinerário PREPARA

A fim de garantir a preparação dos estudantes na fase final da Educação Básica, a 3ª série contará com a solução educacional Prepara, da FTD, em seu itinerário de Formação Interdisciplinar Optativa (FIO).

De acordo com as escolhas para o seu projeto de vida, os estudantes poderão direcionar suas aprendizagens de forma a garantir resultados de excelência nas avaliações em larga escala – ENEM e vestibulares tradicionais. A solução apresenta avaliações diagnósticas, videoaulas, simulados (versão ENEM e vestibular tradicional), listas de exercícios para cada universidade em acordo com o projeto de vida dos estudantes, planos de estudos, cadernos para resolução de itens, material revisional – Bem Lembrado, Gameficação e HTMLs interativos e trilha de aprendizagem personalizada na plataforma Iônica da FTD.