O Novo Ensino Médio já é realidade no Marista. Conheça as novidades já implementadas no currículo do segmento:

A preparação para a universidade, com conteúdo de qualidade e resultados nos vestibulares e Enem, caminha junto com valores como respeito e compromisso com a sociedade. Assim, lidamos com entrada no ensino superior. Mais do que provas, é conquista que faz parte de um projeto de vida. Simulados para o Enem, oficinas de redação, projetos de internacionalidade e olimpíadas de conhecimento são algumas as ações empreendidas nessa etapa.

Além disso, estamos prontos para o Novo Ensino Médio em todos os colégios da rede. A instituição lançou o guia com orientações aos colégios e formou as equipes. Dentre as novidades do currículo, estão a ampliação da carga horária para 1.400 horas anuais e a adoção dos blocos de Formação Geral Básica (FGB), que prevê aprendizagens essenciais para os estudantes, os Itinerários de Estudos Integrados, que os aprofundam, e os Itinerários Optativos, nos quais o aluno terá a oportunidade de escolher áreas do conhecimento que mais dialogam com o seu projeto de vida. Com início em 2022, na 1ª série, a mudança seguirá de maneira gradativa até 2024.

Confira as novidades:

Formação Geral Básica/FGB

Será o mesmo para todos os estudantes, com foco no desenvolvimento das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na primeira série do Ensino Médio, serão ofertados os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa (incluindo Literatura e Produção Textual), Artes, Língua Inglesa, Educação Física, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática.

Itinerários de Estudos Integrados

Comum aos estudantes de todas as séries, complementam e aprofundam as aprendizagens essenciais do FGB. É composto por Literatura e Produção Textual; Ciências Humanas – História, Geografia e Estudos de Sociologia e Filosofia; Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia e Matemática.

Itinerários Optativos

Bloco flexível, que será disponibilizado para a escolha dos estudantes. Os itinerários optativos terão carga horária de 6 aulas semanais e serão compostos por duas ou três unidades curriculares, alinhadas ao projeto de vida de cada educando.

Diferenciais

Simulados Enem

Objetivam familiarizar o estudante ao método de avaliação proposto pelo Enem. O simulado é mais do que uma prova para aferir conhecimentos, configura-se como vivência da metodologia e de toda a ambiência semelhante às condições de aplicação das questões. Assim, promovem a preparação e a tranquilidade para o dia da prova.

Resultados Acadêmicos

A preparação para a universidade e a formação humana andam juntas no Marista. A entrada no ensino superior é mais  do que a conclusão de uma etapa, é a conquista que faz parte de um projeto de vida. No último ano, foram mais de 1.500 ingressos em universidades públicas e privadas.

Oficinas de Redação

Busca-se ampliar o repertório e o senso crítico dos estudantes. Além de contribuir para a formação cidadã, prepara para os principais certames, como Enem e vestibulares. A produção textual, com monitorias e correção de professores, busca desenvolver as competências relacionadas à escrita dos principais gêneros cobrados em avaliações.

Solidariedade e Voluntariado

Incentivamos a participação em projetos de solidariedade e voluntariado, com a ampliação do exercício cidadão, a responsabilidade, a empatia e a sensibilidade com aqueles que mais necessitam. Os estudantes vivenciam a transformação social numa perspectiva cristã.

Além dos Itinerários Optativos, nossos estudantes poderão escolher 2 disciplinas eletivas ofertadas pela PUCRS, em parceria com o Marista Centro-Norte, para cursar durante o ano letivo. Confira a lista:

    • Cultura digital.
    • Influenciadores e Estratégias de Marketing Digital.
    • Artes e Linguagens Visuais.
    • Filosofia e Ética.
    • Antropologia Social.
    • Relações Étnico-raciais.
    • Negócios Digitais.
    • Práticas em Saúde.
    • Mercado de Capitais.
    • Idiomas: Italiano, Francês, Grego, Japonês, Alemão, Russo, Mandarim e Espanhol.