A língua inglesa é considerada um idioma global, o que faz com que o mercado de trabalho exija de todos uma boa base de conhecimento, tanto da gramática quanto da leitura e fala. Dominar um segundo idioma, como o inglês, é imprescindível para se ter um currículo de destaque, avançando na frente dos prováveis concorrentes no que diz respeito a oportunidades e uma carreira de sucesso. E aprender um novo idioma ainda na infância pode ser motivo de dúvidas para muitas mamães e papais, afinal, será que a criança está pronta para assimilar uma nova língua? 

A resposta é sim! O estímulo ao aprendizado desde os primeiros anos contribui de forma positiva no aprendizado da criança. Por isso, ter aulas de inglês na Educação Infantil é uma etapa muito importante para o desenvolvimento global da criança, contribuindo para o aprendizado ao longo da sua vida.  

A Educação Infantil é a principal fase para o desenvolvimento integral de uma criança, na qual ela faz descobertas significativas, que estimulam a criatividade, o raciocínio e o desenvolvimento cognitivo. Nessa fase, as crianças despertam a curiosidade que nelas existe e, principalmente, aprendem a todo instante uma “coisa nova”. Você já viu uma criança falando algo e pensou: “Nossa, de onde ela tirou isso?” E é exatamente assim que acontece com a aprendizagem na Educação infantil. A habilidade de aprender é enorme, muitas vezes parece que eles já “nascem sabendo”, e, com o avanço tecnológico, é possível introduzir um novo idioma de forma mais leve e tranquila. 

O ensino de um novo idioma, nessa faixa etária, deve ser de forma lúdica, ou seja, não deve ter muita cobrança e pressão. A programação pedagógica deve conter jogos, filmes, desenhos animados, músicas etc. para estimular o interesse pelo idioma. Optar por uma escola que proporcione uma educação com programa bilíngue ajudará no processo de aprendizagem, contribuindo com o desenvolvimento da criança. 

Pensando no bem-estar dos pequenos e sempre levando em consideração a importância de uma formação de confiança e humana, separamos algumas formas eficientes de ensino do inglês na Educação Infantil. 

A espontaneidade estimula o aprendizado 

Ao introduzir o inglês no início do aprendizado, os pequenos são estimulados de forma muito espontânea a lidar com novos desafios, melhorando a capacidade cognitiva e ajudando-os a desenvolver o foco em uma atividade. Por meio de jogos, por exemplo, a criança desenvolve curiosidade e raciocínio lógico, associando imagens e palavras em sua memória, despertando o interesse do aluno pelo idioma. 

Aprendendo por associação a cenas cotidianas 

Estudos mostram que o aprendizado, nos primeiros anos da infância, pode ser mais fácil e eficaz. Por isso, ter aulas de inglês pode ser muito vantajoso para a criança, influenciando o futuro e todo o processo de aprendizagem. Expressões cotidianas podem ser introduzidas aos poucos e de forma adequada à idade da criança, desenvolvendo seu potencial criativo. Ao ensinar palavras em inglês que façam parte de seu dia a dia, as crianças têm mais facilidade de associação e desenvolvimento. 

Aprender a imaginar ouvindo histórias 

É importante ressaltar que toda cultura que envolve o idioma também será transmitida, possibilitando novas descobertas e incentivando o aprendizado social dos pequenos. Ao contar histórias, os alunos são levados ao mundo mágico da imaginação, tornando o processo de aprendizado muito prazeroso. Além disso, a participação dos pais durante o processo torna o aprendizado ainda mais eficaz e confortável para a criança. Afinal, qual criança não ama uma boa leiturinha antes de dormir? 

O desenvolvimento humano por meio da música 

Você sabia que a música é considerada, por muitos pesquisadores, uma poderosa ferramenta no desenvolvimento humano? Ela pode promover bem-estar, facilitar a concentração e estimular a criatividade. Por isso, inserir músicas infantis no momento de aprendizado de um novo idioma é uma forma agradável, divertida e extremamente eficaz. 

Que tal pensar com carinho em proporcionar a suas crianças a transformadora experiência de aprender o inglês desde pequenos? As crianças que estudam em tempo integral, por exemplo, podem aprimorar ainda mais seu novo aprendizado, com muita diversão e novos desafios. 

Aqui, no Colégio Marista, uma das instituições de ensino cristãs mais importantes do país e do mundo, a aquisição da língua inglesa já está inclusa no programa de educação bilíngue, que insere, desde os anos iniciais, o aprendizado adequado para cada idade e série, seguindo o desenvolvimento do estudante e facilitando o investimento mensal único.