O bebê cresceu e chegou a hora de matricular em uma escola. Lá, ele irá começar a descobrir o mundo e ter os aprendizados essenciais para sua vida. Sabemos que essa etapa da vida escolar requer cuidados especiais e é fundamental para a construção da identidade e subjetividade dos pequenos, então, os pais têm toda razão em se preocupar com cada detalhe.

O principal aspecto que identifica os colégios maristas é o cuidado. Apesar da estrutura física ser imponente, o ambiente inteiro é projetado para acolher e proteger estudantes de todas as idades. As crianças são vistas, cuidadas e reconhecidas pelo nome. Nas formações do corpo pedagógico e dos colaboradores maristas em geral, reforçamos que cada aluno deve ser observado e acolhido em suas especificidades, para que tenham suas necessidades compreendidas e atendidas pelo colégio. Parte fundamental disso é o diálogo com as famílias, que proporciona uma adaptação mais tranquila para todos os envolvidos no processo e garante que a escola esteja preparada para lidar com as características dessa relação a ser construída.

Por falar em proposta pedagógica, o primeiro ponto a se levar em consideração é que o colégio irá receber uma criança que pensa, fala, brinca, é curiosa e quer explorar o mundo. No Marista, ela terá o direito de viver isso em sua plenitude. Parece óbvio dizer isso, mas a realidade é que esses aspectos da infância precisam ser contemplados em cada atividade proposta, para que o estudante tenha experiências significativas de aprendizagem na escola.

No Marista, são trabalhados temas de investigação escolhidos pelas crianças, de forma que se tornem protagonistas do próprio aprendizado, considerando os eixos de sustentabilidade, cidadania, interculturalidade, consciência planetária, cuidado consigo e com o outro. Tudo isso vai ao encontro dos direitos de aprendizagem previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para bebês e crianças de 0 a 5 anos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Dessa maneira, um dos pontos-chave da Educação Infantil é o respeito à infância e suas vivências, pois nessa fase são construídas as aprendizagens essenciais.

Dentro dos direitos de aprendizagem, destaca-se o brincar como eixo estruturante, que compõe o cotidiano das crianças e está entre os nove campos de experiência previstos no currículo da Educação Infantil:

• Letramento
  • Imagem e arte
  • Letramento matemático
  • Conhecimento de mundo
  • Musicalidade
  • Movimento e corporeidade
  • Sentido religioso (Atividades da Pastoral Escolar)
  • Inglês (Programa Bilíngue)
  • Brincar (livremente ou de forma orientada, com jogos de regras)

Estes não são componentes curriculares separados, pois são trabalhados de maneira integrada, em experiências que envolvem as crianças na tomada de decisão sobre os temas explorados. O ponto principal é que as atividades são desenvolvidas para que os estudantes aprendam brincando.

Cada colégio marista também cria projetos específicos, que levam em conta sua estrutura, a cultura local e as oportunidades de realizar novas atividades com os recursos disponíveis, mas sempre seguindo as diretrizes e a proposta pedagógica que são comuns a todas as unidades da rede. O Programa Bilíngue é um exemplo de projeto comum aos colégios do Marista Centro-Norte e desenvolvido em parceria com a Cambridge University Press. Nesse projeto, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a aquisição da língua inglesa, por meio de experiências e projetos que utilizam o Inglês como ferramenta para a construção do conhecimento. Dessa maneira, reforça a integração entre os campos do conhecimento trabalhados na Educação Infantil, articulando o aprendizado do idioma com outras áreas.

Para conhecer de maneira mais detalhada a nossa proposta pedagógica e as especificidades do colégio Marista no qual deseja matricular seu filho, agende uma visita: