Nada como uma boa viagem para criar memórias e lembranças inesquecíveis, não é mesmo? Além dos momentos incríveis, uma viagem pode ter objetivos consolidados com o projeto educativo do seu filho. Conhecer uma nova cultura, ter uma imersão em um novo idioma, interagir e partilhar conhecimento com estudantes de países diferentes podem enriquecer o processo de aprendizagem do aluno.

A presença do Marista em 82 países facilita a realização de intercâmbio por estudantes que têm esse projeto. Conheça Sônia Belz Fachetti, aluna do Colégio Marista Colatina, que realizou o intercâmbio para Dublin, na Irlanda.

No roteiro da estudante Sônia Belz, estava incluso o programa de 3 semanas com aulas de inglês e atividades culturais no Moyle Park College, em Dublin. O roteiro tem início com 5 dias de visitas aos pontos turísticos de Londres: Museu Madame Tussauds, Castelo de Windsor, Harry Potter Studios, Torre de Londres, London Eye, Big Ben entre outros. Ela e outros colegas do Marista Centro-Norte dividiram essa experiência única.

Durante o intercâmbio, os estudantes maristas têm aulas de artes, informática, ciências e esportes, assim não há perda dos conteúdos durante a programação da viagem. As aulas são todas ministradas no idioma local, o que oferece ao estudante a troca de experiência linguística. Além de Dublin e Londres, nós já levamos estudantes para o Canadá e os Estados Unidos.

Nossa ex-estudante Bárbara Machado, na época do 2º ano do Ensino Médio, esteve na Irlanda e na França. Para ela, “a viagem foi a maior surpresa para mim, totalmente inesperada, e trouxe recordações inesquecíveis, junto com novos amigos e novos conhecimentos. Durante minha estadia na Irlanda, tive a oportunidade de conhecer uma nova cultura através do acolhimento de uma família local, me habituar

com diferentes sotaques e gírias da região, além de conhecer também diversas culturas de diferentes partes do mundo e do Brasil. As aulas nos traziam o conhecimento avançado de inglês, e, em alguns momentos, outros idiomas com nossos colegas da Espanha, França, Itália e Argentina. Paris foi a parte turística do passeio, sem deixar de lado a aprendizagem, conhecemos lugares históricos e ainda nos divertimos na Disney. Fico muito feliz de ter sido parte dessa grande oportunidade que o Marista nos proporciona, e quero incentivar a todos que desejam ir. Aproveitem, realmente vale muito a pena”.

Para garantir um intercâmbio de qualidade, é importante criar um roteiro que comtemple toda programação acadêmica, incluindo aulas, trabalhos em grupo, trabalhos para casa e também momentos de lazer e diversão.

Com a pandemia causada pela covid-19, os intercâmbios no Marista Centro-Norte estiveram suspensos, mas aqui temos outros projetos de internacionalização, confira quais clicando aqui.

Quer saber mais sobre o intercâmbio marista? Consulte a disponibilidade em sua Unidade.