A transição do 9º ano para o Ensino Médio é marcada por muitas novidades e desafios para os estudantes. Tudo isso, associado a questões da adolescência e escolhas que eles deverão fazer para o futuro, pode gerar um pouco de aflição. Nesse contexto, é muito importante que o colégio e a família ofereçam um suporte adequado para lidar com o emocional dos alunos. Veja, a seguir, algumas razões para dar a devida atenção e suporte nesses anos finais do seu filho no colégio:
Ingresso na universidade
A conclusão do ensino médio é pré-requisito para o ingresso na universidade. Há carreiras que não requerem um curso superior, mas é muito importante deixar essa porta aberta para o futuro, caso haja necessidade de uma recolocação profissional. Existem outras formas de concluir o Ensino Médio, mas nenhuma substitui a oportunidade que os jovens têm de conviver no ambiente escolar com pessoas de sua idade, que compartilham objetivos e desafios semelhantes.
Além disso, as universidades brasileiras geralmente usam as notas do Enem ou vestibular para ingresso de novos estudantes. Esses exames são elaborados com a finalidade de testar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar, portanto, manter o ritmo de estudos e concluir o Ensino Médio na adolescência é um facilitador para conseguir um bom desempenho. Quanto mais tardia é a conclusão dos estudos, maior será o esforço empregado em uma reciclagem de conhecimentos e em cursos preparatórios.
Acesso ao mercado de trabalho
O Ensino Médio prepara os estudantes para os desafios da vida acadêmica e profissional, desenvolvendo importantes habilidades para a convivência social e as bases de conhecimento que serão úteis no desempenho de várias funções. Também há critérios a serem atendidos para vagas de emprego em empresas privadas e cargos públicos, que incluem os requisitos de escolaridade. Naturalmente, quanto maior o grau de ensino do candidato, maiores serão as chances de melhor remuneração e cargo alcançado em uma empresa.
Descoberta e desenvolvimento de habilidades
O Ensino Médio vai muito além do aprendizado das disciplinas previstas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Durante as atividades em sala de aula, também são desenvolvidas habilidades como autonomia, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e inteligência emocional. Nessa fase, especialmente agora com a escolha dos itinerários formativos, o estudante passa a olhar com mais atenção para suas vocações e afinidades, em busca de definir os próximos passos de seu futuro, rumo à universidade ou ao mercado de trabalho. Por meio da construção de seu projeto de vida, cada aluno é munido das ferramentas necessárias para não só escolher um curso superior, como também entender seu papel no mundo. A adolescência é uma fase importante para a consolidação da personalidade do jovem e, nesse contexto, é fundamental que o colégio seja um parceiro da família na construção de saberes e valores que irão prepará-lo para os desafios da vida.