O Ensino Fundamental é uma época cheia de novas descobertas para as crianças e, com essas descobertas, também surgem novos desafios. Mas quais são esses desafios e como os alunos podem passar por eles da melhor forma? 
 

Diante disso, as instituições de ensino assumem um importante papel, pois elas são responsáveis por promover práticas pedagógicas integrativas e dinâmicas, aliando tecnologia e educação para o melhor desenvolvimento dos estudantes. 

Com planejamento das atividades, priorizando as necessidades dos alunos em cada período e contemplando aspectos emocionais, intelectuais, espirituais e sociais deles, é possível encarar esses desafios de maneira leve e eficaz.  
 

Veja alguns dos principais desafios do aluno durante o Ensino Fundamental: 
 

Acompanhamento pedagógico de qualidade 
 

É nesse período que nossos pequenos iniciam gradualmente sua passagem da infância para a adolescência, surgindo diversas dúvidas e receios. É também nessa fase que os valores começam a ser construídos. Por isso, o acompanhamento pedagógico constante nesse momento é fundamental. Com profissionais qualificados, é possível perceber dificuldades e dúvidas individuais, oferecendo o apoio e acolhimento necessários. 

Novos conteúdos 
 

O ciclo escolar do Ensino Fundamental é um dos mais extensos da educação básica no Brasil, por isso, é um momento de introdução a conteúdos mais complexos e interdisciplinares, preparando o aluno para seu futuro ingresso no Ensino Médio.  

Sendo assim, priorize escolas que adotem uma metodologia moderna, com atividades extras que auxiliem o aluno no momento da aprendizagem. 
 

A tecnologia como aliada 
 

Com um mundo cada vez mais conectado, a nova geração tende a viver sempre com os olhos em alguma telinha. Porém, entender essa nova dinâmica e aliá-la à tecnologia de maneira positiva pode ser uma ferramenta poderosa em todo processo de aprendizagem.  

Seja por meio de plataformas virtuais ou gamificação, os professores podem explorar esse interesse dos alunos pela tecnologia de forma inteligente e dinâmica. 
 

Estímulo à concentração e às habilidades 
 

Nesse cenário estimulante e de novas descobertas, é possível que os estudantes estejam mais propícios às distrações, o que é muito comum nessa fase. Assim sendo, professores qualificados são peças-chave para desenvolver métodos eficientes, lúdicos e dinâmicos, com a finalidade de compreender as individualidades e adaptar o ensino para que a participação do aluno seja ativa. 
 

O Ensino Fundamental é uma fase incrível e deve ser efetiva e divertida para os pequenos. Com instituições de qualidade, como o Marista, e o constante acompanhamento dos pais, é possível entender e encontrar soluções eficientes para os desafios que surgirem. 

Deseja saber mais como os colégios maristas enfrentam os desafios atuais de cada etapa da educação básica? Então, clique aqui e conheça mais sobre nossa metodologia de ensino!