A transição para o Ensino Fundamental Anos Iniciais marca a vida de crianças e pais. Dali em diante, os estudantes continuam o aprofundamento de seus conhecimentos, leitura de mundo e progredindo com protagonismo no contexto escolar. Nesta etapa, o desenvolvimento é a palavra-chave e deve continuar a ser acompanhado pelas famílias dos estudantes na experimentação da nova vivência no segmento.  A proposta educativa do 1º ao 5º ano, tem como um dos objetivos consolidar o que aprendeu na Educação Infantil, com um olhar voltado ao pensamento criativo, crítico e lógico. Tudo em sintonia com o currículo implementado na escola que de alinhado à Base Nacional Comum Curricular/BNCC. 

O educador Alyson Henrique Gomes Freitas relata sobre esse segmento e recomenda acerca do que deve ser observado quanto ao ensino, à aprendizagem e à escolha da escola. 

O que é trabalhado em cada área do conhecimento? 

Em linguagens o foco é no estímulo da progressão da competência leitora e escritora; compreensão e interpretação de textos; assimilação das regras ortográficas básicas, bem como a utilização da modalidade escrita em contextos diversos. Em relação à matemática, o letramento matemático traz à tona práticas pedagógicas que envolvem o conhecimento matemático que possibilitará aos estudantes a capacidade de analisar e resolver situações problemas de seu dia a dia, fazendo com que esse trabalho seja constituído por meio de aprendizagem significativa. Quanto às ciências da natureza, o estudante desenvolverá o conhecimento científico pertinente em diferentes espaços, tempos e sentidos; a alfabetização e o letramento científico.  Por último e não menos importante, a área das ciências humanas reúne estudos de ações da existência humana e das intervenções sobre a vida; relações coletivas e individuais; conhecimento sobre a própria pessoa e o mundo em diferentes manifestações culturais e social. 

Avaliações 

O processo de avaliação contempla três modalidades, sendo elas: diagnósticas, formativas e somativas, possibilitando ao estudante a percepção das conquistas obtidas ao longo do processo. No 1º ano, é fundamental realizar uma diagnose dos conhecimentos adquiridos, buscando compreender como o estudante ingressa no Ensino Fundamental, possibilitando o trabalho pautado nas estratégias educacionais a fim de potencializar seu crescimento. As avaliações realizadas do 2º ao 5º ano, pressupõem cenários educacionais vivenciados por nossos alunos. Para esses anos escolares há a inserção e o acompanhamento das avaliações internas e externas subsidiadas por plataformas educacionais. As plataformas são utilizadas como suporte para compreender o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e possibilitar o uso de estratégias educacionais direcionadas às necessidades escolares. O percurso avaliativo do estudante no Ensino Fundamental Anos Iniciais não está fundamentado apenas por provas, mas também por meio de projetos, sequência didática, rubricas, mostras pedagógicas e atividades diversificadas focado na compreensão de habilidades e competências das áreas de conhecimento – linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. 

De que forma família e escola podem trabalhar juntas para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais? 

Nas aprendizagens os alunos perpassam por contextos de desenvolvimento que ocorrem de maneira integral. É fundamental nessa fase manter a comunicação escola e família estreitar os laços de parceria, visando o avanço dos educandos, na conquista processual da autonomia nos diferentes contextos. A família tem importante papel, pois orienta os filhos na realização das atividades em alinhamento ao direcionamento da equipe pedagógica (professores, coordenadores e orientadores) assegurando assim, o sucesso no processo formativo. A escola deve estar aberta à promoção do diálogo tendo em vista a realidade de cada família, entendendo os contextos, sendo sensível para realizar o trabalho conjunto e auxiliar na formação integral do estudante, nos aspectos cognitivos e humanos, com ações que assegurem atendimentos individualizados, reuniões de pais, plantão pedagógico, entre outros.  

O que os pais devem observar ao escolher a escola? 

Os educandos passam a maior parte da vida na escola. É importante a família ter um olhar atento para o todo, uma vez que a escola é uma extensão da educação instruída em casa, e o espaço educacional, deve ter sentido, e significado. Corroborando com a afirmativa, alguns pontos merecem destaque: 

  • Acompanhar os resultados das estratégias pedagógicas no que concerne ao progresso das potencialidades dos educandos sejam elas cognitiva, humana e socioemocional. 
  • Observar a segurança e o acolhimento oferecidos pela instituição no que diz respeito ao tratamento como pessoa singular, reconhecimento pelo nome e respeito à individualidade. 
  • Conhecer os valores que são traduzidos pela história do colégio. 
  • Atentar para as estruturas física e mobiliária, pois o espaço deve ser favorável para a realização do trabalho pedagógico com qualidade, ofertando comodidade e recursos aos estudantes. 
  •  Saber das atividades curriculares e extracurriculares que oportunizam ao aluno integração, estreitamento das relações interpessoais, protagonismo, desenvolvimento da autonomia, dentre outros. 

Então, o que é fundamental aprender nos Anos Iniciais? 

O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como base a leitura da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; a capacidade de aprendizagem, no que tange a aquisição de conhecimentos, habilidades e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, os laços de solidariedade humana e respeito entre os pares na vida social.