Page 39 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 39
Modelo para o Ensino Fundamental - Anos Finais
Inserir o nome da Unidade Socioeducacional
Relatório
Professor (a): Data:
Turma:
Estudante:
Manhã [ ] Tarde [ ]
Identifi cação da Prática:
Professor: Nessa parte, o estudante deve realizar buscas
1 sobre o conteúdo que será abordado na aula e criar uma
espécie de resumo sobre o tema. É fundamental a consul-
ta em livros e fontes confi áveis na internet (Isso nos enca-
Introdução
minha a um planejamento prévio em todos os sentidos de
nossas aulas práticas no laboratório).
Professor: O estudante deve focar em responder ao
que se pretende com a aula. Em uma aula sobre funções,
por exemplo, espera-se que o estudante visualize e iden-
2 tifi que os principais conceitos e aplicações, sendo esse,
portanto, o objetivo da aula (isso nos encaminha a uma
Objetivo
explicação prévia do objetivo da aula prática).
Obs: O professor poderá inserir aqui imagens utilizadas
durante a atividade
Nesse ponto do relatório, o foco é a metodologia
3
aplicada e a todos os equipamentos e instrumentos utili-
Materiais e zados para a realização daquela aula (isso nos encaminha
métodos a uma descrição de todas as etapas da prática realizada).
Ao chegar a esse tópico, o estudante deverá escrever
4 todos os resultados obtidos na aula, fazendo uma relação
com o conhecimento teórico adquirido. Nesse momento,
Resultados pode-se destacar todos os erros cometidos durante o pro-
e discussão
cesso e o que foi feito para solucionar o problema.
Professor: espera-se que o estudante descreva o que
5 foi aprendido e compreendido com a aula prática realiza-
da. É fundamental que as conclusões não sejam cópias de
Conclusão
outros materiais, mas sim feitas pelo próprio aluno.
Professor: o estudante deverá colocar o nome dos li-
6 vros e sites utilizados para a realização da atividade. As
regras para fazer referência ao material utilizado deverão
Referências ser indicadas pelo professor. Algumas escolas já optam por
utilizar as Normas da ABNT com modifi cações.
39